Dicas de gestão
null A importância da empatia na gestão de pessoas

Empatia é a habilidade de se imaginar no lugar de outra pessoa, compreendendo seus sentimentos, desejos, ideais, crenças e valores. Significa literalmente calçar-se com os calçados deste, para sentir suas restrições, adversidades e desafios. É relacionar-se de forma verdadeira, sem preconceitos ou julgamentos, e estar disposto e se permitir entrar em contato com um sentimento que nem sempre é seu.

Colocar-se no lugar do outro, entender seus sentimentos e pensamentos, especialmente no momento de distanciamento social em que vivemos, ajuda a nos relacionarmos melhor com as pessoas. E o relacionamento interpessoal é essencial para uma liderança bem-sucedida.

Importante compreender que somente demonstrar interesse pelas pessoas da equipe não faz de um gestor um bom líder. Para construir uma liderança empática é necessário conhecer e partilhar necessidades, sonhos e projetos.

Os psicólogos Daniel Goleman e Paul Ekman dividem o conceito de empatia em três categorias:

  • Empatia cognitiva é a capacidade de entender como uma pessoa se sente e o que ela pode estar pensando. A empatia cognitiva nos torna melhores comunicadores, porque nos ajuda a transmitir informações da maneira que melhor alcança a outra pessoa.
  • Empatia emocional (também conhecida como empatia afetiva) é a capacidade de compartilhar os sentimentos de outra pessoa. Alguns a descrevem como sua dor no meu coração. Esse tipo de empatia ajuda a construir conexões emocionais com os outros.
  • Empatia compassiva (também conhecida como preocupação empática), que vai além de simplesmente entender os outros e compartilhar seus sentimentos: ela nos leva a agir e ajudar o quanto pudermos.

Brené Brown costuma dizer que a empatia consiste na capacidade de assumir a perspectiva de outra pessoa; de afastar-se do julgamento; de reconhecer a emoção nos outros; e de comunicar essa emoção.

Ela define a empatia como o sentir com as pessoas e observa que é uma escolha vulnerável, pois requer que se toque em algo pessoal que faça a pessoa se identificar com a luta de outro ser, criando, assim, uma conexão verdadeira.

Para ser um líder empático é necessário saber escutar. Ouvir é suficiente para quebrar muitas barreiras e cativar seus subordinados. Entretanto, escutar requer mais que ouvir. É necessário prestar atenção ao assunto, entender do que se trata, perceber o que foi dito, sentir as palavras, memorizar o assunto, opinar, levar em consideração e agir.

Outra ação que contribui para o desenvolvimento da empatia é observar. A comunicação não verbal é indispensável para se entender uma pessoa ou uma situação. Questione internamente as atitudes dos colaboradores da equipe e, a partir disso, você descobrirá mais sobre eles. Repare como interagem entre si, como se divertem ou se comportam diante de um feedback negativo. Esses pequenos detalhes o ajudarão a entendê-los melhor. E ao conhecer e compreender a personalidade de cada pessoa, é muito mais fácil definir como suas competências devem ser aproveitadas ou melhoradas.

Além disso, entender e valorizar outros pontos de vistas acelera a pulverização de ideias e gera um ambiente favorável ao desenvolvimento, criando vínculos de confiança e respeito.

Quando a empatia impera entre as pessoas, é possível reduzir o preconceito, o bullying, o racismo e a intolerância. E quando o gestor assume a causa das pessoas discriminadas, o poder de transformação se intensifica.

Por fim, se relacionar de forma empática favorece o desenvolvimento da empatia nas outras pessoas e a formação de uma equipe comprometida e feliz.

Elaboração
Diretoria de Gestão de Pessoas
Divisão de Desenvolvimento de Pessoas
 
Referências
Poder da Empatia na Gestão de Pessoas. Disponível em: <https://www.institutomarcostito.com.br/o-poder-da-empatia-na-gestao-de-pessoas/> Acesso em 16 nov 2020.
Importância da Empatia na Gestão de Pessoas. Disponível em: <https://blog.lg.com.br/importancia-da-empatia-na-gestao-de-pessoas/> Acesso em 16 nov 2020.
Gestão de Pessoas. Disponível em: <https://www.vittude.com/blog/gestao-de-pessoas/> Acesso em 16 nov 2020.
Empatia no processo de liderança. Disponível em: <https://pdimagemecarreira.com/o-que-e-empatia-e-qual-sua-importancia-no-processo-de-lideranca/> Acesso em 15 nov 2020.
Empatia e sua importância. Disponível em: <https://www.blend-edu.com/o-que-e-empatia-e-qual-a-sua-importancia-para-as-empresas/> Acesso em 15 nov 2020.