Dicas de gestão

Voltar Acompanhamento do desempenho

A Avaliação de Desempenho é um processo contínuo que deve ser realizado com base em fatos, atitudes e resultados.

Conforme abordado na dica A Avaliação de Desempenho como ferramenta de gestão, para que o momento de feedback não envolva angústias ou surpresas, é importante que o gestor acompanhe o desempenho dos colaboradores no dia-a-dia, incentivando atitudes positivas e orientando quando necessário.

Cabe a você gestor, acompanhar e influenciar o progresso de cada colaborador de sua equipe, ajudando a entender melhor o que está indo bem e o que precisa ser ajustado.

Com base nas informações originadas no Acordo de Trabalho e no conhecimento prévio das competências e das atribuições de cada servidor, o gestor deve realizar acompanhamento constante do desempenho e anotar ocorrências relevantes durante o semestre avaliativo.  

Tais registros podem ser diários, periódicos ou pontuais, a critério de cada avaliador. Embora simples, estas anotações facilitam a realização da avaliação, pois fundamentam os conceitos atribuídos e ajudam evitar que sejam considerados apenas fatos recentes ao avaliar.

Para facilitar o registro do acompanhamento, foi disponibilizado no Perfil Servidor, como documento de apoio, um modelo de Planilha de Acompanhamento na qual é possível registrar, cronologicamente, fatos e comportamentos importantes que influenciaram o desempenho do servidor no semestre.

O registro dos acontecimentos gera subsídios para o momento de preenchimento da avaliação, tornando o processo mais objetivo e transparente. Além disso, facilita a realização de feedbacks pontuais, com o objetivo de incentivar atitudes positivas e reorientar comportamentos, antes mesmo da conclusão do período avaliativo.

Enquanto aguarda a próxima dica de gestão, que tal relembrar as orientações trazidas nas Dicas de Avaliação.

Referências:
https://computerworld.com.br/2019/10/06/avaliacao-de-desempenho-dicas-para-acompanhar-o-desenvolvimento-da-equipe/