Dicas de gestão

Voltar Conversas com gestores

Exercer uma função gerencial é algo almejado por muitos profissionais. Isso acontece por diversos motivos, dentre eles o reconhecimento de sua competência, a possibilidade de liderar mudanças, o acréscimo remuneratório ou, ainda, pelo mais importante: a satisfação de conduzir e ajudar uma equipe a alcançar seus objetivos.

Mas ser gestor não é uma tarefa fácil; afinal, também significa assumir responsabilidades, lidar com demandas extraordinárias e situações complexas, definir metas, delegar tarefas, controlar, avaliar colaboradores, gerenciar projetos, dentre outras tantas atividades.

Cientes desse cenário, as Diretorias de Gestão de Pessoas e de Saúde criaram o programa Conversas com Gestores, um espaço de diálogo, orientação e aprendizado colaborativo para auxiliar os gestores do Poder Judiciário catarinense a enfrentar os desafios da função.

Esta nova ação oferece um canal de comunicação permanente e estruturado para o desenvolvimento de competências gerenciais por meio da troca de experiências relacionadas a temas pré-determinados. Por meio de encontros virtuais com a participação de gestores e facilitadores das Diretorias envolvidas, busca-se compartilhar e valorizar experiências, além de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes de magistrados e servidores, favorecendo a aproximação das pessoas e práticas de gestão participativa.

Além destes objetivos, com base nas manifestações dos participantes, são identificadas necessidades que apresentam um diagnóstico organizacional que pode ser utilizado na priorização de novas ações e projetos.

Iniciado em 25 de maio de 2021, o programa está na sua primeira edição e trata dos temas Gestão de equipes a distância e Manejo de estresse. 

Até o final do ano, todos os gestores do PJSC serão convidados por e-mail para participar. Caso tenha interesse, basta confirmar a participação em uma das datas e horários disponibilizados. Se desejar participar de imediato, o interessado poderá enviar um e-mail para conversascomgestores@tjsc.jus.br para ser convidado para um dos próximos encontros.

Esta é mais uma ação do Você em Foco, Programa de Qualidade de Vida no PJSC. Consulte a agenda!

Acompanhe, participe, invista em você!

Elaboração
Alma Serena Barbosa Satto
Bruna Fernandes Alves Cascais
Marcelo Dias e Silva
Diretoria de Gestão de Pessoas
Divisão de Desenvolvimento de Pessoas
 
Referências
Página da Conversas com Gestores. Disponível em: <https://www.tjsc.jus.br/web/servidor/conversas-com-gestores> Acesso em 02 jul 2021.
 
Os principais desafios do gestor.  Disponível em: <https://portaldalecarnegie.com/os-principais-desafios-de-um-gestor/> Acesso em 23 jul 2021.