Dicas de gestão

Voltar Desenvolvimento de potenciais sucessores

A escolha adequada de servidores para o exercício de funções gerenciais contribui para que as organizações públicas alcancem seus objetivos de maneira efetiva. Entretanto, apesar de sua importância, o Poder Judiciário catarinense ainda carece de estratégias ou planos de sucessão em todos os níveis organizacionais.

Nesse cenário, o estudo da gestão de pessoas por competências, assume especial relevância por se apresentar como importante ferramenta para a inclusão da meritocracia no processo de escolha dos gestores.

A par das questões que circundam a política institucional, os gestores devem atentar para a importância de identificar e preparar possíveis sucessores para os casos de substituições temporárias ou definitivas.

Essa preparação inicia com a identificação, dentre os membros da equipe, das pessoas que almejam o exercício de uma função gerencial, tendo em vista que essa motivação é fundamental para favorecer o desenvolvimento das competências necessárias. Cabe destacar que a transparência na escolha dos possíveis sucessores é muito importante, pois evita percepções equivocadas sobre protecionismos ou preferências não fundamentadas.

A partir da escolha, é fundamental que os potenciais sucessores acompanhem o desempenho das atividades gerenciais e, em conjunto com o gestor, identifiquem quais competências precisam desenvolver. Também é necessário que estejam atentos à necessidade de atualização tanto técnica quanto comportamental, com foco nas competências da função e nas competências gerencias requeridas. Por fim, para evitar frustrações, é primordial que os envolvidos tenham plena ciência de que essa preparação favorece o desenvolvimento profissional, mas não garante a ocupação de uma função gerencial.

Para auxiliar no desenvolvimento das competências gerenciais, tanto do gestor quanto dos possíveis sucessores, o Portal do Servidor disponibiliza recursos de aprendizagem, que podem ser utilizados como uma trilha para aquisição de novos conhecimentos.

Aliás, todo processo de sucessão se torna muito mais simples se o gestor fomentar a gestão do conhecimento e a gestão dos processos de trabalho, permitindo, assim, o surgimento de novas lideranças.

Afinal, conforme as palavras de John Maxwell, um bom líder "capacita e não se ofusca com o brilho de um liderado, mas se orgulha".

Continue acompanhando as próximas dicas!

Elaboração
Diretoria de Gestão de Pessoas
Divisão de Desenvolvimento de Pessoas
 
Referências
WILKERSON, B. Effective Succession Planning in the Public Sector. Chicago: Watson Wyatt, 2007.
Plano de potencial sucessor. Disponível em: <https://jpefconsultoria.com.br/artigos/plano-de-potencial-sucessor-sucessao-de-lideres> Acesso em 20 jul 2020