Dicas de gestão
Voltar O que são Competências Gerenciais?

Competências Gerenciais são conhecimentos, habilidades e atitudes, necessários aos diferentes níveis da organização, que resultam no que os gestores realizam ou produzem no trabalho (ZARIFIAN, 2001).

Também podem ser compreendidas como as capacidades desenvolvidas pelos gestores que, mobilizadas em diferentes situações do contexto profissional, contribuem para o alcance dos objetivos organizacionais (RUAS,2010).

As competências gerenciais do TJSC - identificadas com base nos princípios da Gestão de Pessoas por Competências - estão relacionadas às atividades de: comunicação, planejamento, desenvolvimento de equipes, gestão de processos de trabalho, gestão do conhecimento, gestão de competências e clima organizacional.

Para direcionar o desenvolvimento dessas competências, é necessária a identificação das principais oportunidades de melhoria, o que pode ser realizado por meio de Avaliação de Competências Gerenciais. Identificadas as necessidades, de forma estruturada ou empírica, compete a cada gestor desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para o exercício da função gerencial.

Na próxima dica, apresentaremos alguns recursos disponíveis que podem promover o desenvolvimento de competências gerenciais.

Elaboração:
Diretoria de Gestão de Pessoas
Divisão de Desenvolvimento de Pessoas 
 
Referências:
RUAS, Roberto. Desenvolvimento de competências gerenciais e contribuição da aprendizagem organizacional. In: FLEURY, Maria Tereza Leme; OLIVEIRA JR, Moacir de Miranda (Org.). Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Editora Atlas, 2010. p. 242¿269.
ZARIFIAN, P. ¿ Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.