Dicas de gestão
Voltar Relações humanas

As relações humanas são o conjunto de interações que realizamos com todos que estão ao nosso redor ao longo da vida. A base para as relações humanas são os vínculos que desenvolvemos com as pessoas, seja na vida pessoal ou no ambiente de trabalho.

Essas relações - base para o nosso desenvolvimento humano - possuem um papel importante dentro de uma organização, pois estão relacionadas à satisfação, motivação e produtividade dos colaboradores. É por meio do contato com as pessoas que estão ao nosso redor que fortalecemos a nossa inteligência emocional.

As relações humanas no trabalho ocorrem de maneira ininterrupta, a partir da interação entre duas ou mais pessoas. No ambiente de trabalho, onde ideias e tarefas são partilhadas, gera-se um convívio que poderá resultar em cooperação ou atrito nas relações, a depender da habilidade dos atores envolvidos.

Nesse contexto, a habilidade de interagir com inteligência emocional e boa comunicação favorece a empatia e a colaboração, podendo, ainda, contribuir para um clima organizacional mais produtivo e harmonioso. Portanto, é possível afirmar que se trata de uma habilidade essencial para os gestores.

Eis algumas ações que podem ser praticadas pelos gestores para fortalecer as relações humanas no ambiente de trabalho:

  • Incentivar estudos sobre inteligência emocional;
  • Desenvolver a cultura do feedback;
  • Aplicar regularmente pesquisa de clima organizacional, investindo nas oportunidades de melhoria apresentadas;
  • Proporcionar momentos para a socialização, ainda que de forma remota;
  • Dialogar com a equipe sobre temas relevantes como a empatia, o respeito às diferenças, a dosagem de competitividade, entre outros.

Além de estar disponível para sua equipe, o líder deve permanecer atento às relações entre os colegas e disposto a intermediar situações de conflito para o bem do grupo.

Apesar de o trabalho não presencial amenizar a interferência das relações interpessoais no desenvolvimento das atividades cotidianas, em qualquer modalidade de trabalho as pessoas e as equipes estão suscetíveis a eventuais conflitos. Assim, se toda ou parte da equipe atuar de forma não presencial, é necessário que o gestor fique ainda mais atento às relações para identificar desencontros e intermediar situações conflitantes; afinal, os conflitos nessa modalidade de trabalho podem ser sutis.

Vale lembrar que o sucesso na gestão das relações de trabalho depende, em grande parte, da interação atenta e sincera do gestor com cada colaborador da equipe, criando um ambiente de confiança construído a partir da comunicação efetiva.

 

Elaboração
Alma Serena Barbosa Satto
Bruna Fernandes Alves Cascais
Marcelo Dias e Silva
 
 
Referências
Relações Humanas. Disponível em: <https://www.voitto.com.br/blog/artigo/relacoes-humanas> Acesso em 3 fev 2022
Relações Humanas no Trabalho. Disponível em: <https://xerpay.com.br/blog/relacoes-humanas-no-trabalho/> Acesso em 10 fev 2022
Erros que devem ser evitados. Disponível em: <https://portaldalecarnegie.com/relacoes-humanas-no-trabalho-6-erros-que-devem-ser-evitados/> Acesso em 18 jan 2022