Saber escutar - Servidor - Poder Judiciário de Santa Catarina
Dicas de gestão
Na dica anterior, pudemos conhecer um pouco sobre a Comunicação Não-Violenta (CNV). Nesta dica, falaremos sobre o ato de escutar, fundamental para que a comunicação ocorra de forma efetiva, no contexto da CNV ou fora dele.
Saber escutar não é uma tarefa fácil, pois exige o domínio de si mesmo e implica atenção, compreensão e esforço para captar a mensagem que nos é direcionada. Significa disponibilizar nossa atenção ao outro, entrando em seu âmbito de interesse e seu ponto de referência.
Segundo Krishnamurti, "Escutar é um ato de silêncio". Enquanto não calarmos nosso diálogo interno e prestarmos atenção ao nosso interlocutor, não aprenderemos a escutar.
Além disso, algumas ações podem colaborar para intensificar nossa capacidade de escuta, como:
- direcionar a atenção ao interlocutor, deixando de lado as distrações do ambiente, o celular, computador ou qualquer outro objeto que possa tirar a concentração;
- observar a comunicação corporal, pois o olhar, os gestos, a respiração e as expressões fazem parte da fala;
- escutar sem buscar encaixar o que está sendo relatado em algo que você já vivenciou;
- buscar compreender como o interlocutor, desde o seu ponto de referência, está sentindo e vivenciando o que está sendo dito;
- aguardar o interlocutor terminar o raciocínio, evitando interromper ou completar a fala;
- não tentar "adivinhar" o que o interlocutor quer dizer;
- fazer movimentos posturais para sinalizar se está compreendendo ou não o que está sendo dito.
No desenvolvimento de nossas atividades profissionais, todos, e em especial os gestores, devemos estar atentos ao ato de escutar. Desta forma, melhoramos a comunicação nas equipes e contribuímos para o alcance dos resultados de forma mais harmônica.
"Falar é uma necessidade, escutar é uma arte" Johann Goethe
Que tal desenvolver esta habilidade? Pratique esta arte!
Até a próxima dica!