Dicas de gestão
Voltar

Saber escutar

Na dica anterior, pudemos conhecer um pouco sobre a Comunicação Não-Violenta (CNV). Nesta dica, falaremos sobre o ato de escutar, fundamental para que a comunicação ocorra de forma efetiva, no contexto da CNV ou fora dele.

Saber escutar não é uma tarefa fácil, pois exige o domínio de si mesmo e implica atenção, compreensão e esforço para captar a mensagem que nos é direcionada. Significa disponibilizar nossa atenção ao outro, entrando em seu âmbito de interesse e seu ponto de referência.

Segundo Krishnamurti, "Escutar é um ato de silêncio". Enquanto não calarmos nosso diálogo interno e prestarmos atenção ao nosso interlocutor, não aprenderemos a escutar.

Além disso, algumas ações podem colaborar para intensificar nossa capacidade de escuta, como:

  • direcionar a atenção ao interlocutor, deixando de lado as distrações do ambiente, o celular, computador ou qualquer outro objeto que possa tirar a concentração;
  • observar a comunicação corporal, pois o olhar, os gestos, a respiração e as expressões fazem parte da fala;
  • escutar sem buscar encaixar o que está sendo relatado em algo que você já vivenciou;
  • buscar compreender como o interlocutor, desde o seu ponto de referência, está sentindo e vivenciando o que está sendo dito;
  • aguardar o interlocutor terminar o raciocínio, evitando interromper ou completar a fala;
  • não tentar "adivinhar" o que o interlocutor quer dizer;
  • fazer movimentos posturais para sinalizar se está compreendendo ou não o que está sendo dito.

No desenvolvimento de nossas atividades profissionais, todos, e em especial os gestores, devemos estar atentos ao ato de escutar. Desta forma, melhoramos a comunicação nas equipes e contribuímos para o alcance dos resultados de forma mais harmônica.

"Falar é uma necessidade, escutar é uma arte" Johann Goethe

Que tal desenvolver esta habilidade? Pratique esta arte!

Até a próxima dica!

Elaboração:
Diretoria de Gestão de Pessoas
Divisão de Desenvolvimento de Pessoas
 
Referências:
Saber escutar. Disponível em: <https://amenteemaravilhosa.com.br/saber-escutar/>Acesso em 03 mar 2020.
MOREIRA, Bernardo Leite. Dicas de Feedback: a ferramenta essencial da liderança. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2012.