Dicas de gestão

Voltar Tempo de avaliação, desconexão e preparação para um novo ciclo

O final do ano é um período que sugere reflexões sobre o ciclo que se encerra e o início do planejamento para o que inicia. Costuma ser um período agitado, pois muitos buscam concluir atividades antes do encerramento dos trabalhos. Mas também porque é uma época festiva, com confraternizações e a expectativa da chegada de um momento de desconexão: o tão esperado recesso do judiciário.

Nesse contexto, os gestores precisam estar atentos à valorização e à integração das pessoas. É um ótimo momento para, junto da equipe, destacar conquistas, desafios superados e resultados alcançados. É também uma excelente oportunidade para palavras de agradecimento e estima, valorizando as pessoas e fazendo com que se sintam parte de uma equipe com o mesmo comprometimento. Aproveite para olhar para o futuro, vislumbrando o novo e os próximos desafios, mas com o cuidado de não gerar ansiedade nos últimos momentos do ciclo que encerra.

Além do foco na equipe, o fim do ano é o momento para avaliar o desempenho dos servidores. O período avaliativo que iniciou no dia 1º de dezembro é uma excelente oportunidade para realizar feedbacks individuais. As Dicas de Avaliação podem auxiliar quanto a isso.

Aproveite o momento para fazer uma autoavaliação de seu desempenho como gestor! Avalie seus pontos fortes e as oportunidades de melhoria. Ouça o que os colaboradores têm a dizer sobre sua atuação. Você pode colher bons frutos a partir de uma escuta atenta e aberta a novos olhares.  

Por fim, aproveite o merecido descanso para se desconectar das atividades profissionais, relaxar e recarregar as energias. Afinal, exercer uma função de gestão exige constante dedicação a atenção na condução da equipe para a superação de desafios. Portanto, você também merece este momento de descanso e restabelecimento da sua saúde física e emocional.
Algumas dicas para aproveitar o recesso:

  • Bloqueie notificações do celular relacionadas ao trabalho, como o Teams e o e-mail institucional.
  • Procure desfrutar de momentos ao ar livre.
  • Faça atividades físicas que lhe dão prazer. Caminhe, pedale, corra. Pratique o que te faz feliz.
  • Reserve tempo para a família e para os amigos.
  • Faça coisas novas. Novos lugares, passeios ou atividades podem nos proporcionar diferentes momentos de felicidade
  • Valorize os momentos de introspecção e contemplação.
  • Realinhe corpo e mente com foco no seu bem-estar.

E que o novo ano inicie com energias renovadas, motivação para enfrentar novos desafios e foco na saúde e no bem-estar!

“Sorte é estar pronto quando a oportunidade vem” Oprah Winfrey

Elaboração:
Alma Serena Barbosa Satto
Bruna Fernandes Alves Cascais
Marcelo Dias e Silva

Referências:
AUTOESTIMA. Disponível em: <https://www.clubedafala.com.br/blog/pontos-fortes/#:~:text=A%20autoestima%20nos%20d%C3%A1%20confian%C3%A7a,v%C3%A3o%20torn%C3%A1%2Dla%20ainda%20melhor> Acesso em 12 nov 2022.

HORA DE REPOR AS ENERGIAS. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/trabalho-e-formacao/2017/12/24/interna-trabalhoeformacao-2019,649748/hora-de-repor-as-energias.shtml> Acesso em 2nov 2022.