Dicas de gestão

Voltar Um novo ciclo: o que mudar?

Quando um ano se inicia, a esperança de que tudo pode melhorar, nos diversos aspectos de nossas vidas, é renovada. No entanto, para que isso se torne realidade, é necessário agir de forma diferente. Adotar hábitos novos e saudáveis, a partir das experiências já vividas, nos ajuda a não cometer os mesmos erros e a trilhar novos caminhos que podem levar a ações e desempenhos mais exitosos. 

A definição de insanidade, supostamente atribuída à Einsten, é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Fazer o diferente é parar de perguntar o que a vida quer de você e passar a entender o que você quer da vida. 
Tudo no universo está em constante movimento de formação e renovação. Quando algo para, tende a se deteriorar até ser extinto. Este risco também pode ser aplicado às relações, aos produtos, aos serviços e às organizações que tentam se sustentar apenas com o sucesso do passado. 

É sempre possível fazer mais e melhor! No ambiente profissional, ao estimular pessoas na busca por soluções criativas e inovadoras, favorecemos a motivação e investimos no poder sinergético das equipes para o alcance de objetivos comuns. 
Neste processo de evolução, não conseguimos ter o controle de tudo, mas podemos buscar determinação para, a cada dia, fazer algo diferente em nossas vidas pessoais e profissionais. Para tanto, é necessário sair do “piloto automático” e agir.
 
Os passos abaixo podem nos ajudar a construir um novo ciclo diferente e melhor:

  1. Defina metas claras e alcançáveis: definir objetivos tangíveis é o primeiro passo para poder alcançá-los.
  2. Trace planos de ação: definir o que fazer para atingir as metas é fundamental para começar a agir.
  3. Não procrastine: adiar suas ações pode sabotar seus planos.
  4. Mude hábitos nocivos:  só determinação não é o suficiente. É preciso abandonar aquilo que não agrega ou atrasa o alcance do que realmente importa. Qual hábito está atrapalhando o alcance das suas metas? 
  5. Cultive relacionamentos saudáveis: conviver com pessoas que trazem paz, alegria e que torcem por sua felicidade é a melhor escolha para fazer um ano melhor. Reavalie os seus relacionamentos!
  6. Exercite a gratidão: ser grato faz com que as pequenas situações da vida se tornem motivos de alegria, proporcionando mais momentos felizes. 

E então? Vamos fazer de 2023 um ciclo renovado e com muitas inspirações e prosperidade? 
Até a próxima dica!

Elaboração:
Bruna Fernandes Alves Cascais
Marcelo Dias e Silva

Referências:
COM TER UM ANO MELHOR. Disponível em: <https://querovidaesaude.com/5-dicas-de-como-ter-um-ano-diferente-pra-melhor/>Acesso em 15 jan 2023.

INICIANDO UM NOVO CICLO. Disponível em: <https://www.dragon-br.com/publicacoes/artigos/gestao-estrategica-iniciando-um-novo-ciclo-a-escalada.html> Acesso em 21 jan 2023.

7 PASSOS PARA INICIAR UM NOVO CICLO. <https://puraenergiapositiva.com/7-passos-para-iniciar-um-novo-ciclo-de-vida/#:~:text=A%20dica%20aqui%20%C3%A9%20estabelecer,aproximar%20mais%20do%20objetivo%20maior.> Acesso em 23 jan 2023.