Dicas de redação

Voltar Dicas não são regras

As dicas de redação inaugurais são sobre fazer exatamente o que se propõe: neste espaço, diferentemente de informações ou regras, dar dicas.  

Por exemplo, numa coluna de dicas de português, se simplesmente se definir verbo, seguido de exemplos, como um tópico de uma gramática escolar, com referência bibliográfica ao final, qual foi a dica? Nenhuma! Numa gramática ou num dicionário de regência nominal não é comum haver dicas.

Por isso, quando se escreve, é fundamental não se perder em relação ao gênero de texto que se deseja produzir: um despacho, uma decisão, um ofício-circular, uma cartilha, um manual, um fôlder, um convite, um cartaz, uma dica de redação.

Eis, então, algumas dicas.

  1. Convites não têm espaço para explicações, para justificativas. O tradicional discurso que abre o evento pode incluir esse tipo de informação, por exemplo.
  2. Uma cartilha não deve trazer ao longo das páginas as fundamentações que a motivaram. Se for importante apresentá-las, a parte introdutória do volume é o espaço adequado.
  3. Um ofício-circular não pode ser idêntico em forma e conteúdo a um ofício simples. Não se descuide das diferenças.
  4. Um cartaz não deve ter muito texto, se não, vira um pôster. 
  5. A mensagem de um e-mail deve combinar com essa forma fácil e rápida de comunicação. Não seja prolixo. Se necessário, anexe um documento com conteúdo mais denso.

Se quiser ir além, aprofunde-se sobre tipos e gêneros textuais, especialmente como são usados nos diversos lugares sociais e esferas de comunicação.

Elaboração:
Giovanni Secco
Pietro Tabarin Volponi