Dicas de redação

Voltar Tá na hora, tá na hora, ilári, ilári, ilariê, ô, ô, ô

Do relógio para o texto escrito, horas, minutos e segundos podem ter formatos diferentes, por extenso ou abreviado. Eis algumas dicas sobre indicação de horário e duração de tempo.

  1. No Brasil, o padrão 24 horas é o recomendado (já que não temos o A.M. e o P.M. como nos Estados Unidos). Mesmo adotando esse padrão, pode-se acrescentar “da manhã” no texto, por clareza, como em “Os kits serão entregues a partir das 19 horas do dia 13 de fevereiro, e os participantes deverão se dirigir ao local do evento às 7 horas da manhã do dia 14”.
  2. Falando ainda em horário, se for marcar apenas as horas, prefira o termo por extenso (no exemplo acima, “19 horas”, “7 horas”). No caso de horas quebradas, como “3h30”, “13h30”, “3h30min30s”, “13h30min30s”, escreva-as com esses símbolos (h para hora, min para minuto, s para segundo), com letra minúscula, sem espaço nem ponto abreviativo nem inserção de “s” para marcar plural. Note ali que, não havendo especificação de segundos, min é dispensável, principalmente quando se marcar 15, 30 ou 45 minutos. Sendo menos comuns, embora possíveis, “3h05”, “13h05”, 3h05min05s” e “13h05min05s” são exemplos de registros de horário em que a casa dos minutos e a dos segundos geralmente se completam com zero à esquerda do numeral, para passar a informação claramente.
  3. Para não haver dúvidas de interpretação, ao marcar fim ou início de um dia (meia-noite) como prazo, prefira 23h59min59s e 0h00min01s respectivamente.
  4. Em atas, lembre-se que, assim como o dia, o mês e o ano, o horário é registrado por extenso. Caberá outro formato de horário nas atas que contêm campo próprio para o preenchimento do início e do término da reunião.
  5. No caso de tempo decorrido ou de duração, convém escrever por extenso o numeral e a unidade de tempo, como em “A sessão de julgamento terminou há duas horas”; “A palestra deverá se estender por no máximo quarenta minutos”; “A música Ilariê, escrita por Cid Guerreiro, em parceria com Dito e Ceinha, e gravada pela cantora e apresentadora Xuxa, dura cinco minutos e trinta e cinco segundos”. Atente, contudo, para as especificidades do gênero textual a ser produzido. Em textos do gênero normativo, o numeral é comumente grafado com algarismos e também por extenso: “Art. 11. O réu terá 48 (quarenta e oito) horas para recorrer”, por exemplo.
  6. Plicas (ou linhas), segundo o Sistema Internacional de Unidades, são símbolos de unidade de ângulo plano, para frações de grau. Apesar de difundidas no dia a dia como símbolo de tempo, uma (‘) para minuto e duas (‘’) para segundo, deixe-as de fora de textos que circularão em situações formais da área administrativa e judicial.

Depois de concluir o seu texto, não se esqueça de revisá-lo, conferindo se os formatos de horário e de registro de duração de tempo foram mantidos uniformemente do início ao fim.

Elaboração:
Giovanni Secco
Pietro Tabarin Volponi