Dicas de saúde

Voltar 8 benefícios mentais das atividades físicas

Estar em movimento é uma delícia e a saúde agradece! Mas não só a saúde que vemos no corpo ou nos exames médicos. A saúde mental também é beneficiada e MUITO quando nós adquirimos o hábito de nos exercitar.

1. Sensação de bem-estar

Exercícios liberam endorfina, e a endorfina nos deixa felizes da vida, com aquela sensação de que valeu a pena vencer a preguiça e fazer algo por nós mesmos. 

Se você treina à noite, a endorfina também é ótima para relaxar e aliviar o estresse do dia corrido, preparando para uma boa noite de sono e recuperação para o próximo dia. 

2. Injeção de ânimo

A endorfina também auxilia no aumento da capacidade produtiva e intelectual e no nosso ânimo para encarar a vida. Os treinos matinais ajudam nesse aspecto.

3. Autoconfiança e autoestima

A sensação de bem-estar e a injeção de ânimo, que melhoram nosso humor, nossa produtividade e nosso desempenho pessoal e profissional, consequentemente vão impactar na forma como nós nos enxergamos e enxergamos nossas capacidades e pontos positivos. Ou seja: autoconfiança e autoestima em alta!

4. Antidepressivo natural

Quando nos sentimos bem, com energia, bom humor, confiança e autoestima carregada, as chances de desenvolvermos uma depressão são menores, já que tudo isso nos ajuda a melhorar o astral quando estamos "mais pra lá do que pra cá". 

5. Menos ansiedade

Todos os tópicos conversam entre si. Junte os tópicos 1, 2, 3 e 4 e você vai ver como pode controlar melhor a sua ansiedade. A atividade física ajuda a colocar o pé de volta no chão e a acalmar as energias, reorganizando os pensamentos e as emoções.

6. Concentração

Com a ansiedade sob controle ou pelo menos amenizada, nós conseguimos focar melhor no que precisamos fazer: trabalho, estudos, afazeres domésticos, resolução de problemas etc. 

7. Mais disciplina

E com a concentração, a disciplina vem de bônus!

Os treinos ajudam inclusive na melhora da disciplina alimentar. Quem treina, sente vontade de comer alimentos mais saudáveis e que vão realmente servir de combustível para seu corpo.

8. Melhora da capacidade de aprendizado

Mais concentração + mais disciplina = mais aprendizado

Quando existe uma relação de treinos, disciplina e concentração, as informações que chegam ao cérebro são processadas com muito mais clareza e eficiência 

A conta é simples e o resultado é bastante satisfatório, não tenha dúvidas!!! 

 
Elaboração: Vanessa Regina Berenhauser - DS
Fonte: Site Vidafit