Dicas de saúde

Voltar Desidratação e sintomas que você não imagina que ela pode causar

Mais da metade do nosso corpo é composta de água, logo manter-se hidratado é essencial para o desempenho de todas as funções do organismo, desde o coração, cérebro, rins e articulações, até a pele e o cabelo. 

No verão, em que transpiramos mais, na prática de atividade física, em situações em que não bebemos água de maneira adequada, como quando adoecemos, ou mesmo na correria do dia a dia, ficamos mais expostos à falta de água (desidratação). O resultado disso gera sintomas bastante conhecidos: sede e urina amarelada, com odor forte. Entretanto, há outros sintomas que muitas vezes não reconhecemos, mas que podem ser causados ou acentuados pela desidratação. São eles:

  • mal-estar, fraqueza, sonolência;
  • irritabilidade, dificuldade de atenção;
  • sensação de fome, quando na verdade é sede;
  • dor de cabeça, principalmente pela manhã; e
  • tontura ao levantar-se da posição sentada ou deitada (hipotensão postural).

Esses sintomas podem ser melhorados ou prevenidos com uma hidratação adequada. Então, aqui vão algumas dicas para manter-se hidratado.

  • Já ao acordar, tome um copo de água.
  • Recorde-se em atender à sua sede.
  • Geralmente necessitamos de 2 litros de água ao dia. Lembre-se de deixá-la acessível para cada vez que desejar tomá-la.
  • Para torná-la mais atrativa, você pode saborizá-la.
  • Se você costuma mesmo assim esquecer, faça rituais e acrescente momentos na sua rotina para isso, como nas suas pausas. Temos aplicativos que você pode usar para ajudá-lo a lembrar.
  • Utilize roupas leves e evite esforço físico em locais muito quentes.

Para as pessoas com mais idade, a atenção com a água deve ser redobrada, porque, com o avançar da idade, a constituição do corpo tem menos água, ao mesmo tempo em que a percepção da sede pode tornar-se prejudicada.

Ressalta-se que em algumas situações, como quando adoecemos (ex.: vômitos, diarreia, febre alta), a água pura não será suficiente para a boa hidratação e pode ser indicado o soro caseiro, outras bebidas isotônicas ou mesmo hidratação endovenosa. Assim, caso não seja possível se hidratar em casa, procure auxílio médico.

Referências

https://brasilescola.uol.com.br/doencas/desidratacao.htm 
https://mundoeducacao.uol.com.br/saude-bem-estar/desidratacao.htm 
https://funerariasantacasabh.com.br/sinais-de-desidratacao-que-voce-deve-saber/ 
https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/cuidar-de-voce/sintomas-e-sinais-de-desidratacao 
https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-hormonais-e-metab%C3%B3licos/equil%C3%ADbrio-h%C3%ADdrico/desidrata%C3%A7%C3%A3o 
http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2003-01-30/indice-de-morte-por-desidratacao-ainda-e-alto