Dicas de saúde

Voltar Ergonomia

Com o trabalho em home office, ficar muito tempo sem sair da frente do computador tornou-se uma constante, pois acabamos nos concentrando no trabalho e esquecemos de realizar aquelas paradinhas tão necessárias e importantes à nossa saúde.

A ergonomia busca o conforto, a segurança e a qualidade do trabalho, priorizando sempre a nossa saúde, e não é diferente no home office.

Você sabia que podemos aplicar no nosso ambiente de trabalho, seja em casa ou no escritório, algumas recomendações que trazem mais segurança e conforto durante a nossa jornada de trabalho?

Vamos conhecer sete recomendações da Associação Internacional de Ergonomia para o trabalho em casa.

  1. Aplique a regra 20-20-10: a cada 20 minutos de trabalho utilizando dispositivos de informática, faça 20 segundos de pausa e fixe o olhar num objeto ou paisagem a uma distância de pelo menos 10 metros.
  2. Alterne entre a posição sentada e a posição em pé durante o trabalho. Interrompa o seu tempo sentado com um curto período de caminhada de baixa intensidade, por exemplo.
  3. Quando utilizar o celular, apoie o braço enquanto segura o aparelho com a outra mão e levante o telefone para manter o pescoço o mais vertical possível.
  4. Utilize um suporte para o notebook, o tablet ou o celular e tente elevar a altura do dispositivo para o nível dos olhos ou ligeiramente abaixo, por exemplo, colocando-o sobre livros ou revistas.
  5. Mantenha a orientação paisagem como padrão enquanto utiliza dispositivos informáticos ou assiste a conteúdos nesses aparelhos.
  6. Pare – Solte – Relaxe. Constitui-se numa prática para manter a sua saúde depois de utilizar dispositivos digitais e escrever e enviar mensagens de texto. Tente adotar esse comportamento como um hábito, para fazer micropausas.
  7. Utilize um teclado externo ao enviar mensagens via tablet/celular durante muito tempo.

É importante lembrar que podemos usar a nossa criatividade para trabalharmos com mais segurança e com mais saúde!

Fique ligado na nossa dica do próximo mês, que trará informações sobre o autismo!

Elaboração
Vanessa Zomer Fenili
 
Referência
Sete recomendações de ergonomia para o teletrabalho em casa e/ou ensino/aprendizagem à distância para utilizadores de computadores portáteis, tablets e outros dispositivos móveis. Versão em português (Brasil). Japan Human Factors and Ergonomics Society, Ebara T and Yoshitake R (Eds.) (2020): "Seven Practical Human Factors and Ergonomic Tips for Teleworking/Home-learning using Tablet/Smartphone Devices," First Edition, Japan Human Factors and Ergonomics Society. ISBN 978-0-9976041-4-6, IEA Press.