Dicas de saúde
Voltar Março é delas - Saúde da Mulher

Uma alimentação rica em nutrientes é essencial em todas as fases da vida da mulher. Cada ciclo vital traz consigo necessidades nutricionais específicas, sendo necessária atenção especial a determinado nutriente. Listamos 8 nutrientes que são essenciais para a saúde da mulher em todas as fases da vida. Confira:

  • Cálcio: é essencial para a mineralização de dentes e ossos. Seu aporte adequado reduz o risco de desenvolver osteoporose. Além dos laticínios, folhas verde-escuras, frutos do mar, amêndoa, semente de linhaça são boas fontes de cálcio.
  • Magnésio: é utilizado no organismo para funções como produção de proteínas, bom funcionamento do sistema nervoso, controle do açúcar no sangue e controle da pressão arterial. Boas fontes de magnésio são castanhas, amêndoas, sementes de abóbora, gergelim, linhaça, grãos integrais, leguminosas, banana, kiwi, abacate, cacau e espinafre.
  • Ômega 3: traz benefícios para o cérebro, para a saúde cardiovascular, ao reduzir colesterol e triglicerídeos, e também para a saúde dos olhos, além da ação anti-inflamatória. Para obtê-lo, coma peixes (principalmente salmão, sardinha e atum), óleo de canola, sementes de chia e sementes de linhaça.
  • Ubiquinona: Nosso corpo converte a coenzima Q10 em ubiquinona, processo que se torna mais difícil depois dos 40 anos. O ubiquinona aumenta as capacidades cardiovascular e neurológica, e melhora as funções do fígado. É também o antioxidante mais forte que existe, o que desacelera o envelhecimento e baixa o colesterol. Por isso, alimente-se com peixes oleosos, carne, grãos integrais, azeitona e óleo de gergelim.
  • Vitamina D: Considerado um supernutriente, a vitamina D é cada vez mais reconhecida pelas suas propriedades altamente benéficas. Auxilia na absorção intestinal de cálcio, magnésio e fosfato, além de fortalecer o sistema imunológico, músculos e ossos. Para obtê-la, alimente-se com ovos e salmão, e exponha-se diretamente ao sol antes das 10h e após as 16h.
  • Ferro: participa do transporte de oxigênio no corpo, cumpre funções imunológicas, assim como de produção de energia e do desenvolvimento neurológico em embriões. Além do feijão, outras fontes do nutriente são carne vermelha, principalmente vísceras, carne de aves, suínos, peixes, legumes, vegetais verdes e folhosos.
  • Silício: suplemento alimentar que contribui para a síntese de colágeno, elastina e ácido hialurônico, tendo por isso um papel fundamental no bom funcionamento dos ossos e das articulações. Exerce também ação regeneradora e reestruturante da pele. Principais alimentos ricos em silício orgânico maçã, banana, manga, repolho cru, cenoura, abóbora, amendoim, milho, aveia e peixe, entre outros.
  • Vitamina E: tem forte função antioxidante, combatendo radicais livres, que prejudicam as células. Proporciona benefícios como diminuir o risco de doenças cardíacas, prevenir o câncer de próstata, a doença de Alzheimer e a pré-eclâmpsia em gestantes. Pode ser encontrada em diversos óleos, sementes e oleaginosas, nozes, amêndoas, semente de girassol, avelãs e amendoim, óleos de gérmen de trigo, cártamo e girassol.
Fontes:
https://www.marinha.mil.br/saudenaval/sites/www.marinha.mil.br.saudenaval/files/cartilha_mulher_FEV_2021.html https://www.marinha.mil.br/saudenaval/sites/www.marinha.mil.br.saudenaval/files/cartilha_nutricao_0.html https://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-magnesio/ https://www.sonutricao.com.br/conteudo/micronutrientes/p5.php