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null Saiba identificar um e-mail indesejado (spam)

Spam é o termo usado para se referir a e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Na prática, o spam é uma mensagem eletrônica que, via de regra, oferece, pede ou informa algo sem ter solicitado permissão para cadastrar o remetente na lista de destinatários.

Geralmente essas mensagens são recebidas por e-mail, mas também podem circular pelas redes sociais ou como comentários de blogs. O spam tem um fundo geralmente comercial, mas também pode assumir um viés criminoso ou para difundir histórias falsas. Spams estão diretamente associados a ataques à segurança da internet e do usuário, sendo um dos grandes responsáveis pela propagação de códigos maliciosos, disseminação de golpes e venda ilegal de produtos.

Alguns dos problemas causados pelo spam são perda de mensagens importantes, conteúdo impróprio ou ofensivo, gasto desnecessário de tempo, não recebimento de e-mails e classificação errada de mensagens. Infelizmente, não há como fugir do spam, mas você pode minimizar os danos que eles causam. Para isso, é muito importante que você saiba como identificá-lo para agir adequadamente. São indícios de spam:

  • apresentar cabeçalho suspeito;
  • não se referir a você especificamente;
  • apresentar no campo Assunto e no corpo do texto palavras com grafia errada;
  • apresentar no campo Assunto textos alarmantes ou vagos;
  • não oferecer a opção de remoção da lista de divulgação;
  • prometer que será enviado "uma única vez"; e
  • basear-se em leis e regulamentações inexistentes.

Para tentar reduzir a quantidade de spams recebidos e evitar os danos causados por essas mensagens, preste atenção nas seguintes dicas.

  • Procure filtrar as mensagens indesejadas.
  • Seja cuidadoso ao fornecer seu endereço de e-mail.
  • Fique atento a opções pré-selecionadas.
  • Não clique em links recebidos e não responda a mensagens desse tipo.
  • Desabilite a abertura de imagens em e-mails HTML.
  • Crie contas de e-mail secundárias para assuntos diversos ao trabalho e sua vida pessoal.
  • Utilize as opções de privacidade das redes sociais.
  • Respeite o endereço de e-mail de outras pessoas. Ao enviar e-mail para um grande grupo de pessoas, use a opção de cópia oculta (CC).
  • Ao reencaminhar mensagens, apague a lista de antigos destinatários, pois podem servir como fonte de coleta para spammers.

Por outro lado, saiba que e-mails desejados podem ser marcados como spam por seu provedor de e-mails. Se uma mensagem importante não apareceu na caixa de entrada, consulte, com cautela, a pasta de spams e, caso localizada, marque-a como "não é spam".

Fonte: CERT.BR. Cartilha de Segurança para Internet. 2012. Versão 4.0. Disponível em https://cartilha.cert.br/spam/.