Dicas de TI

Voltar Você sabia que o seu e-mail pode ser usado para ataque cibernético?

Atualmente o e-mail é o método mais utilizado para disseminação de vírus, para engenharia social (explora as vulnerabilidades dos seres humanos) e para outros tipos de ataques cibernéticos.

O que define as chances de um ataque ser ou não bem-sucedido é o conjunto de medidas preventivas tomadas não só pelos administradores de sistemas e serviços de TI, mas principalmente pelos usuários.

Se cada um fizer a sua parte, muitos dos ataques realizados podem ser evitados ou, ao menos, minimizados. Sigas as recomendações a seguir para manter-se seguro no uso do correio eletrônico.

  • Nunca utilize o seu e-mail institucional para fins não profissionais, como sites de compras e de downloads.
  • Nunca abra e-mails ou execute arquivos (anexos ou link da mensagem) enviados por desconhecidos.
  • Cuidado com e-mails que despertam muito interesse ou ansiedade, com títulos como "intimação da polícia federal", "atualização cadastral do banco" e "restituição da receita federal", "você tem pontos a expirar". Lembre-se: bancos e órgãos públicos não enviam e-mails não solicitados a seus clientes e usuários.
  • Se precisar enviar e-mails para múltiplos destinatários, sempre utilize cópia oculta.

Se desconfiar de um e-mail suspeito, encaminho-o imediatamente à Diretoria de Tecnologia da Informação por meio do endereço phishing@tjsc.jus.br.