Diretoria de Gestão de Pessoas
Seção Psicossocial Organizacional

A equipe técnica da Seção Psicossocial Organizacional (SPO) é responsável pelo acolhimento de servidores com deficiência e pela sensibilização da comunidade interna para recebê-los e melhor integrá-los ao cotidiano de trabalho.

Dentre as ações realizadas, inclui-se entrevista com servidores com deficiência antes de tomarem posse no Judiciário. Caso necessário, o contato com o servidor será mantido durante a etapa de adaptação ao trabalho. No caso de servidores já empossados, há a possibilidade de que a SPO, quando solicitada, realize visita ao setor para avaliar se o servidor com deficiência está adequadamente incluído onde trabalha ou se necessita de algum auxílio.

Compete à SPO a preparação e orientação do grupo de trabalho do servidor PCD para recebê-lo, uma vez que cada tipo de deficiência (visual, auditiva, física, intelectual e múltipla) apresenta características e necessidades distintas.

Esta unidade pode propor a realização de oficinas e palestras voltadas à sensibilização sobre o tema da inclusão, com intuito de reduzir barreiras comunicacionais e atitudinais e de promover o respeito às diferenças e à diversidade humana dentro do cotidiano organizacional.

Seção de Controle de Cargos

A Divisão de Gestão de Cargos (DGCA) é responsável pelo provimento e controle dos cargos efetivos e comissionados, além das vagas de estágio de ensino médio, estágio de nível superior, voluntários e terceirizados, bem como o gerenciamento do Programa de Teletrabalho.

Compete à Seção de Controle de Cargos (SCC), no contexto do programa INTEGRA TJSC, disponibilizar à Junta Médica e à Seção Psicossocial Organizacional, a lista dos candidatos PcD's inscritos em concurso público, contendo o nome, tipo de deficiência e necessidades indicadas para a realização da prova do concurso.

Durante os procedimentos de nomeação, é responsável por identificar candidatos com deficiência, comunicando a tramitação dos autos à Seção Psicossocial Organizacional, à Junta Médica, à Seção de Ergonomia e à Diretoria de Tecnologia da Informação, assim como noticiar eventuais desistências, prorrogações de prazo e posses.

A orientação dos candidatos no tocante à documentação necessária, bem como a disponibilização e atualização de tais informações no site deste Tribunal, também fica a cargo da SCC.