Documentos necessários para nomeação de servidor efetivo

Documentos

  • Carteira de identidade (fotocópia autenticada ou conferida com o original pela unidade indicante e autenticada administrativamente no SEI!); 
  • Certificado de reservista (fotocópia autenticada ou conferida com o original pela unidade indicante e autenticada administrativamente no SEI!);
  • Certidão de casamento ou declaração de união estável (emitida em cartório), se for o caso (fotocópia autenticada ou conferida com o original pela unidade indicante e autenticada administrativamente no SEI!);
  • Comprovante de Situação Cadastral no CPF (disponível em https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/ConsultaPublicaExibir.asp);
  • Consulta Qualificação Cadastral no Portal eSocial, para aqueles que possuem PIS/PASEP (Imprimir o Resultado da Consulta com a mensagem "Os dados estão corretos");**
  • Comprovante de escolaridade exigida (fotocópia autenticada frente e verso ou conferida com o original pela unidade indicante e autenticada administrativamente no SEI!);
    • Para cargos de nível médio, a critério do candidato, este poderá apresentar diploma de curso de nível superior. ATENÇÃO! Em 22 de dezembro de 2023 foi publicada a Lei Complementar n. 847/2023, que, dentre outras alterações, revogou o art. 14 da Lei Complementar n. 90/1993, referente à Gratificação de Nível Superior.
    • Para cargos de nível superior, fotocópia autenticada, ou conferida com o original pelo Chefe de Secretaria de Foro, do comprovante do registro no respectivo órgão fiscalizador do exercício profissional, exceto:
      • para o cargo de Analista Administrativo (portador de diploma de curso superior em Administração de Empresas, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas ou Direito);
      • para os demais cargos, caso o candidato seja bacharel em Direito.
  • Ficha cadastral devidamente preenchida (a unidade indicante deverá digitalizar e autenticar administrativamente no SEI, no caso de assinatura digital não é necessário a autenticação no SEI).*
  • Comprovante de envio da entrevista de ingresso (salvar em pdf o e-mail recebido após o preenchimento do formulário): Justiça de 1º grau ou Secretaria do Tribunal de Justiça

Certidões

  • Certidão negativa da Justiça Federal e da Justiça Estadual (1o e 2o Grau) de antecedentes criminais de todos os locais de domicílio (eleitoral, residencial e atividade profissional) do candidato nos últimos 5 (cinco) anos. Para domiciliados em Santa Catarina: Justiça Federal (Certidão dos Estados de SC/RS e PR) e Justiça Estadual (Certidão do Estado de SC - emitir uma certidão para cada instância judicial).
  • Certidão de quitação eleitoral.

Declarações

  • Declaração unificada para investidura em cargo efetivo (se digitalizada, todas as folhas devem ser rubricadas pelo nomeado e autenticada administrativamente no SEI! pela unidade, e, no caso de assinatura digital no documento, não é necessária as rubricas nem a autenticação);
  • Declaração fornecida por todos os órgãos em que o candidato exerceu cargo efetivo anteriormente a setembro de 2016, em que não houve quebra de vínculo até a data da posse no PJSC, indicando o regime de previdência ao qual está vinculado, se aderiu ao regime de previdência complementar e se a contribuição incide sobre todo salário de contribuição ou está limitado ao teto dos benefícios do RGPS, o nome do cargo efetivo, a data da posse e da data de exoneração quando houver (caso o candidato esteja exercendo cargo, emprego ou função pública, de provimento efetivo, seja da esfera municipal, estadual ou federal). Sugestão de modelo;** (autenticada administrativamente no SEI!)
  • Declaração fornecida pelo órgão informando que o candidato requereu exoneração a contar da data da posse no cargo ao qual foi nomeado Poder Judiciário de Santa Catarina (caso o candidato esteja exercendo cargo, emprego ou função pública, seja da esfera municipal, estadual ou federal). Caso o órgão não emita a declaração em razão de não haver data especificada para exoneração, o candidato poderá apresentar declaração informando que fez a solicitação e que houve a negativa. Importante: deverá constar nome completo e e-mail de contato do servidor responsável pela emissão desta declaração para posterior cientificação de posse no Poder Judiciário.** (autenticada administrativamente no SEI!)

Documento a ser obtido na Junta Médica Oficial

  • Laudo da Junta Médica Oficial do Poder Judiciário *

Nesse caso, é imprescindível que o candidato agende horário para realizar a perícia médica, com a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça, pelos telefones (48) 3287-7600 ou 3287-7610 e compareça, no dia marcado, com os resultados dos exames médicos (lista abaixo) e o formulário (disponibilizado abaixo) preenchido e impresso, juntamente com uma foto 3x4. 

Os exames indicados na lista de exames médicos são considerados o mínimo obrigatório. Antes de concluir se o candidato está apto para a função ou não, o médico perito poderá solicitar outros exames de acordo com os achados do exame clínico.

Portanto, é recomendável que o agendamento da perícia ocorra com, pelo menos, 10 dias de antecedência da data prevista para a posse. Isso porque a conclusão da perícia admissional deverá ser feita ANTES da posse, a fim de viabilizá-la.

O candidato que é servidor público estadual - regido pelo Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado - Lei n. 6.745, de 28.12.85 -, ocupante de cargo efetivo, fica isento da perícia médica, desde que apresente uma certidão comprobatória do vínculo estatutário.
 

Exames médicos e Formulários para Laudo Médico

* Documentos dispensáveis para candidato que já ocupa cargo efetivo neste Poder.
** Documentos dispensáveis para candidato que já ocupa cargo efetivo ou comissionado neste Poder.

 

Outros documentos

O candidato deverá agendar horário de perícia, com a Diretoria de Saúde do Tribunal de Justiça, pelo telefone (48) 3287-7600/3287-7610. Os exames médicos e o formulário preenchido impresso deverão ser apresentados no dia marcado para a perícia, juntamente com uma foto 3x4.

Mais informações

Nomeação para Comarcas
 
Nomeação para a Secretaria do Tribunal de Justiça
Seção de Cargos Efetivos
Divisão de Gestão de Cargos
Diretoria de Gestão de Pessoas
E-mail: dgp.cargosefetivos@tjsc.jus.br
Telefone: (48) 3287-7500