Programa de Preparação para a Aposentadoria

Programa de Preparação para a Aposentadoria. Viver mais. Programa de Preparação para o Futuro.

O que é

O Programa de Preparação para a Aposentadoria tem a finalidade de oportunizar aos servidores que estão próximos da aposentadoria momentos de reflexão e planejamento em relação ao futuro. Para isso aborda temas como significado do trabalho e da aposentadoria, planejamento financeiro, aspectos legais, ciclo vital, prevenção da saúde e expectativas diante da aposentadoria.

Cada edição tem a duração de 3 dias e conta com a participação de 30 servidores.

Como participar

O servidor interessado em participar deverá obter autorização do Gestor/Chefe imediato, enviá-la para dgp.pa@tjsc.jus.br e preencher o formulário disponibilizado durante o período de inscrição, divulgado no perfil do servidor.

São 30 vagas (por edição) destinadas aos que já adquiriram o direito à aposentadoria ou estão próximos de adquiri-lo (dentro de 3 meses), sendo 5% (cinco por cento) das vagas, ou seja, duas, reservadas a pessoas com deficiência (PCDs). Caso o número de inscritos enquadrados nesta situação ultrapasse a quantidade de vagas, será realizado sorteio, dando prioridade aos que:

  1. já entraram com o pedido de aposentadoria;  
  2. já adquiriram o direito; e
  3. irão adquirir o direito à aposentadoria dentro de três anos. 

Os servidores que estiverem afastados por qualquer motivo, bem como aqueles que já participaram de outras edições do Programa, não poderão participar do evento.