Toques financeiros

Os Toques Financeiros oferecem ao leitor orientações curtas, pontuais e diretas sobre temas afetos à Educação Financeira, com a finalidade de despertar o interesse pelo tema.

Toque 1 - Orientações fundamentais para a sobrevivência financeira

No livro "Dinheiro: os segredos de quem tem", o autor Gustavo Cerbasi (2013, p. 160) descreve que há dois pilares de que não podemos nos esquecer:

  1. NÃO GASTE ALÉM DE SUAS POSSES. Se você não consegue poupar, é porque resolveu ter um padrão de vida maior que suas posses. Não hesite, corte gastos, não deixe essa situação de conforto ilusório se prolongar. É como um vício, não se consegue largar porque está muito bom, e quando percebemos já é tarde. Dívidas enormes nos levarão a uma vida amargurada, com vergonha de nossa ficha cadastral, fugindo de credores. Normalmente, o ¿cair na real¿ não é suave. Acontece de uma vez, quando nosso limite de cheque especial estoura. Não espere passar por essa humilhação. Mude agora.
  2. AS COISAS MAIS IMPORTANTES DA VIDA NÃO CUSTAM NADA. Quanto custa o carinho da pessoa que você ama? Quanto custa o abraço de um filho? Quanto custa uma boa conversa com amigos? Quanto custavam aquelas coisas que o faziam feliz quando criança, como um banho demorado ou ver a chuva da janela? Muitas das coisas que nos dão prazer verdadeiro são postas em segundo plano para buscarmos coisas secundárias. Muitas vezes não temos tempo para curtir aquilo que é importante e gratuito para curtir aquilo que é secundário e nos consome alguns reais.

Fonte: CERBASI, Gustavo. Dinheiro: os segredos de quem tem ¿ como conquistar e manter sua independência financeira. São Paulo: Editora Gente, 2013.

Toque 2 - Decisões de alto impacto financeiro

No livro "Do mil ao milhão: sem cortar o cafezinho" o autor Thiago Nigro (2018, p. 80), traz o "Checklist para decisões de alto impacto financeiro", por meio do qual pretende auxiliar o leitor a encontrar a melhor solução diante de um compromisso financeiro que pode abalar o seu orçamento:

  • De que lado estão os juros? Do seu ou do banco?
  • Você está antecipando um sonho que pode ser usufruído com mais tranquilidade no futuro?
  • Com esta decisão, conseguirá manter sua meta de investir, pelo menos, 30% da renda todos os meses?
  • A motivação para este gasto é realmente importante para você ou apenas um ato consumista?
  • Avalie o gasto e espere alguns dias para reavaliá-lo. Pondere se será necessário utilizar o cheque especial ou pagar juros altos. Pode ser que, em pouco tempo, seu impulso tenha diminuído e você nem considere mais o gasto tão importante. Acredite: a pressa não é só inimiga da perfeição, mas do seu bolso também.

Fonte: NIGRO, Thiago. Do mil ao milhão: sem cortar o cafezinho. 1a. ed. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2018.

Toque 3 - Cuidado! A tentação do dinheiro fácil e do lucro rápido pode estar batendo à sua porta!

Recentemente, foram publicadas na mídia duas notícias envolvendo vultosos prejuízos causados a milhares de pessoas no país.

Na primeira, mais de três mil pessoas, incluindo artistas e esportistas famosos, foram vitimadas em aproximadamente 170 milhões de reais. Investiga-se a prática, em tese, de pirâmide financeira, na qual se prometia ao investidor alto retorno mensal. Por óbvio, com o crescimento do negócio e a saída de alguns participantes, o negócio ruiu.

Na segunda, algo em torno de duzentas pessoas tiveram prejuízos de 30 milhões de reais. Aqui, os investidores seguiram recomendação de profissional para realizar determinada operação na bolsa de valores, e a ordem executada não surtiu o efeito esperado.

E o que tais notícias têm em comum: a promessa do lucro rápido e do dinheiro fácil! Em ambos os negócios, prometia-se ao investidor um retorno médio maior que 10% (dez por cento) ao mês.

É natural que, nos patamares da taxa SELIC no ano de 2020, o investidor procure alternativas para melhorar a sua rentabilidade. Todavia, é preciso ter em mente que retornos maiores representam riscos maiores, e que o maior aliado do investidor é o tempo, e não o valor dos aportes.

Por isso, a orientação dos especialistas é procurar um profissional devidamente credenciado ou vinculado à instituição financeira idônea. E, além disso, estar ciente de que retornos mensais muito acima dos índices de referência do mercado (CDI, IPCA, IGP-M, Ibovespa, IFIX, entre outros), mesmo em investimentos lícitos, representam alto risco ao capital investido.

Fontes:
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/11/09/suspeito-operador-de-esquemas-de-piramides-do-pais-preso.htm
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/11/05/influencer-perde-r-30-mi-de-investidores-apos-operacao-na-bolsa.htm