Semana da Acessibilidade e Inclusão

A Semana da Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) tem como objetivo principal fomentar a reflexão e promover discussão sobre a relevância do tema e formas de melhorar as condições de acessibilidade, inclusão e integração de colaboradores com deficiência, a fim de oferecer a esse público condições adequadas para poderem exercer suas atividades laborais.

A 1ª Semana de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) - 30 de novembro a 4 de dezembro de 2020 - é organizada pela equipe multidisciplinar do Programa Integra.

O evento traz os propósitos de contribuir para o desenvolvimento da cultura de integração e respeito às diferenças; voltar o olhar para as potencialidades através das diferenças, e fomentar ações que possam reduzir barreiras físicas, comunicacionais, tecnológicas ou atitudinais.

Para contribuir com a integração e a aproximação dos colaboradores PcDs do Poder Judiciário catarinense, produzimos e compartilhamos vídeos sobre o tema.

Programação

*As lives serão transmitidas pelo canal do TJSC no YouTube.

30/11/2020

  • Dica Legal - Divulgação da dica sobre Direitos das Pessoas com Deficiência

1º/12/2020

  • Dica de Gestão - Divulgação da dica sobre Como contribuir para a inclusão de colaboradores PcDs na equipe
  • Live sobre A Pessoa com Deficiência no Contexto Atual: Desafios, avanços e benefícios da inclusão para a sociedade, às 19h, com as participações: Drª Izabel Maria Loureiro Maior, professora de medicina da UFRJ, liderança há mais de 30 anos do Movimento das Pessoas com Deficiência e primeira pessoa a comandar a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Juiz Silvio Dagoberto Orsatto, magistrado do TJSC; Rodrigo Lima, servidor do TJSC; e Paulo Roberto Ferronato, servidor do TJSC. como mediador.

2/12/2020

  • Dica Legal - Divulgação da dica sobre Direitos dos Servidores com Deficiência
  • Live sobre A perspectiva da inclusão da pessoa com deficiência no ambiente laborativo com ênfase no combate ao capacitismo, às 19h, com as participações: Thaís Becker Henriques Silveira, mestranda em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com pesquisa na área de gênero, deficiência e políticas públicas; integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para Inclusão Social (USP) e do Núcleo de Estudos sobre Deficiência (UFSC); residente no Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos do Ministério Público de Santa Catarina; Tiago Domaneschi, Especialista em Ergonomia pelo Centro Universitário Senac (SP), Especialista em Acessibilidade e Desenho Universal pela University of Illinois (UIUC - US), Ergonomista certificado pela Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO), atua como consultor e gestor de ergonomia, saúde, segurança e acessibilidade e é professor de cursos de pós graduação onde leciona disciplinas de Acessibilidade e Desenho Universal; Anselmo Alves, advogado, Presidente da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB; e Paulo Roberto Ferronato, servidor do TJSC. como mediador.

3/12/2020

  • Palavra do Presidente - A edição do programa neste dia abordará o tema Acessibilidade e Inclusão no PJSC e contará com a participação de integrantes do Programa Integra e de colaboradores PcDs.

4/12/2020

As equipes do Programa Integra e da Secretaria de Acessibilidade e Inclusão em parceria com a Academia Judicial idealizaram a 2ª Semana de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário de Santa Catarina, com a finalidade de fomentar a discussão sobre o tema, apresentar as ações já desenvolvidas pelo PJSC e abrir espaço para favorecer o desenvolvimento da cultura do respeito às diferenças, acessibilidade e inclusão de todos. A ação é alinhada às diretrizes da Resolução CNJ n. 401/2021 e da Resolução GP n. 43/2022, que buscam orientar as atividades dos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares quanto aos direitos das pessoas com deficiência.

A 2ª Semana de Acessibilidade ocorreu virtualmente, com transmissão pelo canal do PJSC no YouTube, em duas etapas: nos dias 29 de novembro (terça-feira) e 1º de dezembro (quinta-feira) de 2022.

O evento em sua 2ª edição teve como finalidade conscientizar e promover o debate sobre os direitos das pessoas com deficiência, por meio de discussões com especialistas da área e a participação de pessoas com deficiência.

Além disso, o evento buscou trazer os temas eixos acessibilidade e inclusão dentro do contexto do mercado de trabalho, concursos públicos e mobilidade. A 3ª Edição já está no cronograma para 2023 com novas ações para fomentar ainda mais a participação dos servidores com deficiência do PJSC.

Programação

*As lives estão disponíveis pelo canal do TJSC no YouTube.

29/11/2022

1º/12/2022

Mais informações