ReprogrAME-SE

ReprogrAME-SE. A letra M está estilizada com uma fita vermelha.

O ReprogrAME-SE engloba ações e campanhas de saúde que estimulam o autoconhecimento e o autocuidado para auxiliar na prevenção de doenças e na promoção de saúde das colaboradoras e dos colaboradores do PJSC.

As atividades oferecidas, relacionadas mais abaixo, podem ser solicitadas a qualquer tempo, e as turmas são oferecidas quando se alcança um número mínimo de inscritos.

Quer parar de fumar e precisa de ajuda? Participe do nosso grupo de apoio para combate ao tabagismo. Para mais informações, leia o conteúdo abaixo ReprogAME-se para parar de fumar. 

Precisa dormir melhor? Se tem tido dificuldades para dormir e precisa de ajuda para melhorar a qualidade do sono, leia o conteúdo abaixo ReprogAME-se para dormir melhor.

Precisa melhorar a comunicação com a sua equipe? Saiba mais na Cartilha sobre Comunicação Assertiva e, se quiser ir além, inscreva-se na Roda de Conversa sobre Comunicação Assertiva.

Está estressado(a)? Está ansioso(a)? Saiba mais nas Cartilhas sobre Manejo do Estresse e Técnicas de Controle da Ansiedade. Se precisar de um suporte maior, inscreva-se na Roda de Conversa sobre Estresse e Ansiedade.

O tabagismo, considerado uma doença pela Organização Mundial da Saúde, é uma condição epidêmica e a principal causa de doenças e morte prevenível entre os adultos no mundo. Com base nisso, a Diretoria de Saúde (DS) criou um Grupo de Tabagismo ON-LINE, via plataforma Microsoft Teams, destinado a magistrados, servidores e colaboradores que têm interesse em parar de fumar.

A metodologia consiste em 4 encontros virtuais em grupos de até 15 pessoas, com sessões estruturadas e coordenadas por um médico e uma enfermeira da DS. Além dos encontros em grupo, inclui atendimentos médicos individuais ON-LINE, quando é avaliada a necessidade de prescrição de medicamentos e adesivos de nicotina para auxiliar na interrupção do tabagismo.

Para se inscrever, acesse o Grupo Antitabagismo e preencha os dados solicitados.

Se você não fuma, mas conhece algum magistrado ou servidor que tenha interesse em parar de fumar, converse com ele e informe sobre esse espaço oferecido pela DS do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

A privação de sono (sono de má qualidade ou em número de horas insuficiente) aumenta os marcadores inflamatórios do organismo, levando a estados de estresse, queda de desempenho intelectual, redução da imunidade e alterações na sexualidade, além de provocar distúrbios do humor, déficits de memória, falta de concentração, de criatividade e de raciocínio lógico. Quando há redução crônica do tempo de sono, há risco de doenças como diabetes, hipertensão, depressão e obesidade.

Leia as nossas cartilhas abaixo e, se precisar de nós para te ajudar a dormir melhor, inscreva-se na Roda de Conversa sobre Qualidade do Sono, realizada via plataforma Teams. 

Comunicar significa “tornar comum, partilhar, repartir, associar, trocar opiniões”. Quando uma pessoa transmite uma informação a outra, essa informação passa a ser comum a ambas.  

O processo de comunicação, por ser dinâmico e complexo, está sujeito a falhas, más interpretações e desentendimentos.  

A comunicação se fundamenta na interação dualística de doação e recepção, ou seja, não depende apenas da competência comunicativa do emissor, mas também da capacidade de escuta atenta do receptor da mensagem. Uma escuta efetiva significa ouvir o que o outro diz e o que ele não diz , observar seus gestos, tom de voz, expressão corporal, pausas, olhar. 

Para que haja uma comunicação assertiva é necessário que a pessoa desenvolva sua autoestima e procure sempre se autoavaliar para modificar padrões de pensamentos e valores pessoais. Quando nos comunicamos assertivamente, somos capazes de expressar nossas ideias, opiniões e sentimentos, sem violar os direitos dos demais. A comunicação flui sem ansiedade e constrangimento, sem arrogância ou agressividade. 

Para conhecer mais sobre o assunto, leia nossa Cartilha sobre Comunicação Assertiva e participe de nossa Roda de Conversa sobre Comunicação Assertiva.