Semana do Combate ao Assédio e à Discriminação

No mês de maio, o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) será marcado por ações de sensibilização, informação e reflexão sobre assédio moral e sexual e todas as formas de discriminação.

A Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação 2024 acontecerá entre os dias 6 e 10 de maio com palestra; Roda de Conversa; Círculos de Construção de Paz; apresentação de nova campanha com foco na prevenção; fortalecimento dos canais de acolhimento; e sensibilização do público interno.

As ações deste ano, seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), serão voltadas à prevenção e mitigação dos danos causados pelo assédio e pela discriminação no Poder Judiciário. A busca pelo desenvolvimento das competências relacionais e de gestão de pessoas, principalmente pelos gestores, será alvo de palestra e reflexão para a construção de uma cultura de auxílio mútuo na resolução de conflitos, no enfrentamento ao assédio e à discriminação.

As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e à Discriminação do TJSC (CPEAMAS), revestidas de caráter independente, com ampla representação, com o objetivo de assegurar ao público interno do PJSC atividades laborais de forma digna, saudável, segura e sustentável, em um ambiente pautado no diálogo, na cooperação e no respeito, em que todas as ações e condutas assediadoras, racistas, misóginas, homofóbicas e abusivas devem ser coibidas, convidam todos os magistrados, servidores, terceirizados, estagiários, residentes e demais colaboradores do PJSC a participar das ações da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação.

Cronograma

Período: 6 a 10 de maio de 2024

6 de maio

  • Inserção do banner alusivo à Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação no site do Tribunal de Justiça, com direcionamento à página com as informações e cronograma relativos ao evento;
  • Início da distribuição do material impresso (flyer) nas comarcas e na sede do TJSC; e
  • Colocação de cartazes impressos da Campanha Envolver e Transformar em locais estratégicos (elevadores e hall de entrada, murais) nas comarcas e na sede do TJSC.

7 de maio

Local: Auditório Tereza Thang (7º andar, Torre I, TJSC) – evento híbrido com transmissão ao vivo pelo canal do PJSC no YouTube.

14h - Solenidade de Abertura da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação 2024

14h20 – Apresentação do Projeto Envolver e Transformar – Isso também é da sua conta

14h30 – Apresentação do mascote das CPEAMAS e divulgação do concurso para dar nome ao mascote

14h40 – Divulgação e sensibilização para participação da Pesquisa sobre Assédio e Discriminação 2024 no âmbito do TJSC

14h50 – Palestra “As pessoas e o Assédio” - Marcelo Dias e Silva – chefe da Divisão Chefe de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas da DGP

15h30Coffee break

15h50 – Roda de conversa presencial com convidados (evento presencial, necessária inscrição pela Academia Judicial)

16h50 – Apresentação do compilado para elaboração da Carta Aberta em favor de um ambiente de trabalho digno e saudável.

8 de maio

Local: Sala HS9 (piso HS, Torre II, TJSC)

14h30 – Mesa Redonda com todos os diretores do TJSC, membros das CPEAMAS e o chefe da Divisão de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas da DGP

06 a 10 de maio 

Local: Sala do Núcleo de Justiça Restaurativa da Unidade Presidente Coutinho; Sala do Núcleo de Justiça Restaurativa do Fórum de Lages; Fórum de Timbó; e Fórum de Itajaí.

Realização dos Círculos de Construção de Paz pelo Comitê de Gestão Institucional da Justiça Restaurativa, para abordar temas relacionados ao assédio e à discriminação.

Acesso ao vídeo Gotas de Respeito e Proteção (com audiodescrição)

Fundo de água, elementos gráficos no canto inferior esquerdo e no centro do texto Gotas de Respeito e Proteção. Semana de Combate ao Assédio e Discriminação - 2023.
De 2 a 5 de maio acontecerá a Semana de Combate ao Assédio e Discriminação, idealizada pelo CNJ e organizada pelas Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e a todas as formas de discriminação (CPEAMAS), que têm como objetivo assegurar ao público interno do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina atividades laborais de forma digna, saudável, segura e sustentável, em um ambiente pautado no diálogo, na cooperação e no respeito, em que todas as ações e condutas assediadoras, racistas, misóginas, homofóbicas e abusivas devem ser coibidas.

Convidamos todos os magistrados, servidores, terceirizados, estagiários, residentes e demais colaboradores do PJSC a participar das ações da Semana de Combate ao Assédio e a Discriminação.

Cronograma

2/5/2023 - 15h - Evento On-line

Live Assédio: Assédio e Discriminação - caracterizadores, tipos e casos práticos

3/5/2023 - 14h30min - Evento híbrido - Auditório Thereza Tang, Torre I, 7º andar e plataformas virtuais

Roda de Conversas: Assédio Institucional 

4/5/2023 - 15h - Evento On-line

Live Assédio e discriminação: vamos falar sobre CULPA?

5/5/2023 - 15h

Divulgação do Podcast Prevenção do assédio e discriminação às gestantes e mães (pós-parto) no ambiente de trabalho

Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação

Em 2022, o PJSC realizará a Campanha PJSC sem assédio e discriminação, que contará com uma roda de conversas no dia 30/5/2022, das 14h às 18h, em formato híbrido, com a divulgação da Cartilha de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e à Discriminação no Poder Judiciário de Santa Catarina e com a produção de material informativo em formato de pílulas.

Workshop para capacitação dos membros

O workshop desenvolvido na modalidade a distância e com atividades síncronas, foi realizado no período de 4/2/2022 a 18/3/2022.

Foram oferecidas 16 vagas aos membros das comissões de primeiro e de segundo grau, e mais 4 vagas para as equipes psicossociais da Diretoria de Saúde e Diretoria de Gestão de Pessoas.

No dia 25/3/2022 realizou-se um encontro híbrido com os membros das comissões para avaliação do curso. A avaliação geral do curso foi positiva. Sugeriu-se que a próxima edição seja oferecida também para outros órgãos do PJSC em que se identifiquem potenciais ambientes para receber notícias de assédio e discriminação. Como ponto negativo destacou-se que o curto período entre inscrição e início do workshop impediu a participação de alguns membros das CPEAMAS, especialmente por haver atividades síncronas, o que deve ser corrigido.