Orientações ao gestor

São deveres da chefia imediata e do gestor da unidade (art. 41, da Res. TJ n. 22/2018):

  • Verificar se o servidor atende os requisitos para ingressar em teletrabalho e se suas atividades são compatíveis para realização a distância;
  • Emitir Ofício de requerimento de ingresso no programa de teletrabalho;
  • Nos formulários "Plano de trabalho para Ingresso no teletrabalho" ou "Plano de trabalho para prorrogação do teletrabalho", determinar as atividades a serem realizadas pelo servidor que atuará em teletrabalho e estabelecer meta que seja, no mínimo, 20% (vinte por cento) superior à produtividade média da equipe presencial que executa atividades correlatas;
  • Acompanhar o trabalho do servidor e sua adaptação ao teletrabalho;
  • Aferir e monitorar o cumprimento da meta de produtividade estabelecida e a qualidade da atividade realizada;
  • Encaminhar semestralmente à Diretoria de Gestão de Pessoas o relatório previsto no inciso IV do art. 31 da Res. TJ n. 22/2018;
  • Comunicar aos setores competentes, a qualquer tempo, as dificuldades, ocorrências ou dúvidas verificadas durante o teletrabalho para adoção das providências necessárias;
  • Informar imediatamente à Diretoria de Gestão de Pessoas o não cumprimento da meta de produtividade estabelecida pelo servidor em teletrabalho, assim como penalidade disciplinar aplicada a ele;
  • Controlar e coordenar a retirada e a devolução de processos e documentos físicos pelo servidor em teletrabalho;
  • Guardar em arquivo físico ou digital toda a documentação do servidor participante do teletrabalho, inclusive termos de retirada e de devolução de processos e documentos físicos;
  • Participar das atividades de orientação e de desenvolvimento gerencial relacionadas ao teletrabalho;
  • Comunicar à Diretoria de Gestão de Pessoas as alterações ocorridas após o ingresso do servidor no teletrabalho relacionadas às atividades desenvolvidas, às metas de produtividade estipuladas ou à mudança de chefia imediata ou gestor;
  • Convocar o servidor em teletrabalho para comparecer às dependências da unidade lotacional, sempre que necessário, com prazo razoável de antecedência;
  • Avaliar periodicamente a adequação da meta e, conforme necessidade levantada e orientações da Resolução TJ n. 22/2018, alterá-la a qualquer tempo por meio de atualização do documento "Plano de trabalho - Alteração de Meta" a ser remetido para o e-mail dgp.teletrabalho@tjsc.jus.br; e
  • Informar a equipe do trabalho não presencial sobre a suspensão temporária do servidor nos casos excepcionais de necessidade de trabalho presencial.

Visite as Dicas de gestão disponível no Portal do Servidor, com diversos artigos que o auxiliarão na gestão de sua equipe: https://www.tjsc.jus.br/web/servidor/dicas-de-gestao 

Mais informações

Equipe do Trabalho Não Presencial
Seção de Análise de Cargos
Divisão de Gestão de Cargos
Diretoria de Gestão de Pessoas
E-mail: dgp.teletrabalho@tjsc.jus.br
Telefones: (48) 3287-7406, 3287-7430, 3287-7464, 3287-7465, 3287-7466 e 3287-7588
WhatsApp Business: 3287-7464