Papeis de usuário

O SPA foi desenvolvido tendo em vista o acesso restrito aos usuários cadastrados, baseado em um conjunto de papeis de usuários e nos setores de cada usuário.

O controle de acesso tem por objetivo prevenir o acesso de indivíduos não autorizados ao sistema, garantido assim a confidencialidade das informações armazenadas.  O acesso baseado em papeis de usuários e o acesso a dados por setor são mecanismos adicionais na garantia da confidencialidade visto que previnem o acesso de usuários do sistema a informações que não dizem respeito ao seu trabalho ou que estão fora do seu setor.

Os papeis de usuários permitem que cada usuário tenha um perfil de acesso que lhe é associado num determinado setor. Ou seja, os usuários que atuam nos processos têm acesso ao sistema com o papel de Atendente, já os gestores dos setores com papel de Gestor e assim por diante. Desta forma, cada usuário tem acesso a um conjunto de recursos e funcionalidades do sistema de acordo com o seu papel, o setor e a função que desempenham no dia-a-dia.

É comum que um usuário do SPA assuma mais do que um único papel em um determinado setor. Por exemplo, um gestor de um setor pode ser também atendente do respectivo setor.

Os papéis de usuários existentes no SPA, e respectivas atribuições, são:

1686 Visualizações