Recebendo processos

Na Página Inicial do SPA (acessada ao clicar no logotipo do SPA), na seção Atendimento localizada na parte central da página, é mostrada a quantidade de processos aguardando recebimento. Ao clicar no número de processos ou no link [Para receber], é exibida a tela de recebimento com os respectivos processos:

Observação: A tela de recebimento também pode ser acessada a partir do item, de menu [Processos | Atendimento > Para receber].

Os processos aparecerão na lista Para receber nas seguintes situações:

  • O processo foi enviado de um setor para outro e o setor destino opera sem moderação de entrada (leia mais sobre moderação no módulo 5). Este processo aparecerá na lista Para receber de todos os atendentes do setor destino. Neste caso será mostrada, na coluna Situação, informações sobre os setores de origem e destino bem como data e hora em que o processo foi enviado. É o caso do processo 1129/2015 no exemplo da figura acima.
  • O processo já estava em atendimento no setor e o atendente indicou outro atendente do mesmo setor através do trâmite interno. Este processo aparecerá na lista do atendente indicado. Neste caso será mostrada, na coluna Situação, uma mensagem referente a esse trâmite. É o caso do processo 1355/2015 no exemplo da figura acima.
  • O processo foi enviado de um setor para outro e o setor destino opera com moderação de entrada. O moderador de entrada indicou um atendente. Este processo aparecerá na lista Para receber do atendente indicado. A exemplo dos anteriores, é exibida na coluna Situação uma mensagem informativa. É o caso do processo 35/2016 no exemplo da figura acima.

Existem duas formas de receber um processo: através da lista de processos aguardando recebimento ou da tela de Detalhes do processo.

Recebendo processos através da lista de processos aguardando recebimento

Na própria lista dos processos que aguardam o recebimento é possível recebê-los. Para isso, selecione os processos que serão recebidos marcando a caixa de seleção ao lado do número de cada processo. Em seguida, selecione a ação Receber no campo Selecione uma ação em lote. O sistema apresentará uma janela com a lista de processos selecionados.

Nesta janela você pode indicar o que deseja fazer após receber os processos. As opções são "Continuar recebendo processos" (recebe os processos e retorna à lista de processos a receber) ou "Abrir processos em Atendimento por <Usuário>" (recebe os processos e vai para a tela com os processos recebidos pelo usuário). Na lista apresentada na parte inferior da janela haverá uma coluna de Situação. Para os processos que podem ser recebidos, esta coluna apresentará a mensagem "Apto para receber" ao lado de um ícone verde. Caso haja algum impedimento para o recebimento deste processo, a mensagem indicará qual é o empecilho e, neste caso, estará acompanhada de um ícone vermelho. Clique no botão [Sim] para completar o recebimento dos processos ou [Não] para desistir.

Recebendo processos através da tela de Detalhes do processo

A lista de processos aguardando recebimento é a forma mais prática para receber processos. No entanto, você pode fazê-lo também através da tela de Detalhes do processo. Para acessá-la, basta clicar no número do processo correspondente, na lista de processos a receber.

Na tela de Detalhes do processo, clique na opção Receber do menu de Ações Disponíveis, localizado na lateral direita da tela.

O SPA exibe nesse caso uma janela com as opções de "Receber outro processo" ou "Abrir este processo (Em Atendimento por <Usuário>)", que funcionam de forma similar ao recebimento pela lista de processos aguardando recebimento. Clique no botão [Sim] para completar o recebimento dos processos ou no botão [Não] para desistir.