Diretrizes estratégicas de Tecnologia da Informação

As diretrizes estratégicas de Tecnologia da Informação são definidas pelo Comitê de Governança de Tecnologia da Informação (CGOVTI) e servem para direcionar os projetos e ações de TI, promovendo assim o alinhamento estratégico e o melhor uso dos recursos do Poder Judiciário de Santa Catarina. 

As diretrizes atuais foram aprovadas pelo CGOVTI na gestão 2022-2024. 

Dimensão: Institucional

  • Minimizar os riscos de continuidade do negócio por meio da implantação da governança e gestão da Segurança da Informação institucional, assim como da capacitação e conscientização contínua dos magistrados e servidores nesse tema. 

Dimensão: Tecnologia

Eixo: Governança e Gestão de TI

  • Aperfeiçoar e normatizar as atividades, incrementando a padronização, a segurança e a produtividade.
  • Compartilhar modelos e práticas bem-sucedidas.

Eixo: Segurança da informação

  • Fortalecer a Segurança da Informação por meio da priorização de ações que mitiguem vulnerabilidades nos serviços de TIC, assim como pela capacitação contínua das suas equipes nesse tema.

Eixo: Sistemas Judiciais

  • Priorizar ações que aumentem a capacidade produtiva da DTI na evolução do eproc.
  • Promover a melhoria do sistema eproc com a incorporação de novas automatizações, ferramentas e sistemas de inteligência artificial visando a um maior rendimento.

Eixo: Inteligência Artificial

  • Utilizar as várias potencialidades da inteligência artificial, em uma convivência saudável e ética com a atividade humana, para reduzir o tempo e o custo dos processos e aumentar a eficiência e a segurança jurídica.

Eixo: Equipamentos de TI

  • Suspender a aquisição de impressoras até a conclusão do projeto de sustentabilidade e otimização dos serviços de impressão.
  • Promover a renovação dos equipamentos de informática.

Eixo: Sistemas Administrativos e de apoio

  • Concentrar serviços selecionados institucionalmente em um único aplicativo para dispositivo móvel (App).
  • Empregar a tecnologia a fim de racionalizar a força de trabalho, em especial via atividades remotas, otimizando-se funções e atores subaproveitados.
  • Manter o site institucional atualizado, tornando-o mais funcional e intuitivo, ampliando as suas finalidades.
  • Expandir os serviços oferecidos de forma virtual, como chatbots e outros, otimizando o aproveitamento do componente humano em outras atividades.
  • Aprimorar, em atenção ao crescimento do direito jurisprudencial, os bancos de dados e mecanismos de pesquisa que facilitem a identificação de temas repetitivos.
  • Criar repositório interno de sentenças para facilitar e compartilhar informações no âmbito do primeiro grau.
  • Oferecer ferramentas de apoio às atividades administrativas de direção dos foros.
  • Empregar a tecnologia a fim de racionalizar a força de trabalho, em especial via atividades remotas, otimizando-se funções e atores subaproveitados.