21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Banner da campanha 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher
A campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, do CNJ, que tem como fundamentos a Agenda 2030 – ODS 5, 10 e 16, as Resoluções CNJ n. 254/2018 e n. 255/2018, e a Recomendação n. 128/2022, que instituiu o Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero no Poder Judiciário, acontece de 20 de novembro a 10 de dezembro e visa à sensibilização dos meios de comunicação e da sociedade em geral para a importância de seu envolvimento efetivo na construção da igualdade relacional entre mulheres e homens para o fim da violência contra as mulheres.

Em 2022, o tema da campanha é "21 Dias de Ativismo pela Equidade no Combate à Violência contra as Mulheres". Isso porque se entende que é a partir do princípio da equidade que o preconceito, a discriminação e a violência de gênero contra as mulheres podem ser superados. 

O objetivo geral da campanha é “conscientizar da necessária equidade entre mulheres e homens para projeção de benefícios múltiplos ao desenvolvimento humano e social”, ao passo que os objetivos específicos são “- Informar a exclusão das mulheres dos espaços de poder, simbolizar violação aos Direitos Humanos; - Dinamizar a ideia de que o preconceito, a discriminação e a violência causam desmedidos prejuízos à sociedade”.  
 
As principais ações requeridas pelo CNJ são: 

  • Promoção de diálogos internos e externos 
  • Iluminação dos edifícios na cor da campanha (laranja) no período da campanha 
  • Adesão à mobilização #ElesPorElas 
  • Outras ações que destaquem a representatividade feminina na história da Justiça  

As principais datas de mobilização, de acordo com a proposta do CNJ, são: 
 
17 a 18 de novembro – Seminário Representação Feminina e Lançamento da Campanha (CNJ) e iluminação dos prédios com a cor laranja (combate à violência contra a mulher) 
 
20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra (entrevistas em formato de roda de conversas) 
 
23 de novembro – Dia de Mobilização pelo Fim da Violência contra as Mulheres 
 
25 de novembro – Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres (data de abertura da campanha mundial) 
 
1º de dezembro – A AIDs e a Situação das Mulheres 
 
6 de dezembro – Dia Nacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (campanha do Laço Branco, para incluir os homens na campanha) 
 
10 de dezembro – Dia Mundial dos Direitos Humanos (encerramento da campanha): Promover a conscientização da violência contra as mulheres como uma violação aos direitos humanos de toda a coletividade – Custo social da violência 
  
No PJSC, a campanha será realizada pela CEVID, em parceria com o Programa Mães do Judiciário e apoio da Diretoria de Saúde e do Museu, além de contar com parcerias externas, como a do Município de Florianópolis, da Bancada Feminina da Alesc e do Observatório da Mulher/SC. 
 

Como participar nas redes Sociais
Nas redes sociais, a campanha buscará o apoio dos homens, mediante sua adesão à mobilização #ElesPorElas, para que assumam sua parte como agentes ativos no enfrentamento da violência contra as mulheres. 

Para participar da campanha, basta gravar vídeos curtos com homens (juízes, servidores, colaboradores e outros) respondendo ao questionamento “O que você pode fazer para tornar o mundo um lugar mais seguro para as mulheres e meninas viverem?”, publicar no stories do Instagram, utilizando o filtro “21 Dias CNJ”, e marcar @tjscoficial e @ovmmulher.sc. 

Material de Consulta e divulgação

Relatório de Atividades