Março é delas

Março é considerado o mês da mulher, no entanto o dia 8 de março foi instituído como o Dia Internacional da Mulher, que representa a luta das mulheres em busca de equiparação das suas condições às dos homens nos cenários sociais, políticos e econômicos ao longo dos anos.

Vimos nos jornais várias matérias que retratam os riscos a que a mulher está exposta em diversas sociedades. São provas de que a violência praticada contra a mulher não está limitada a uma cultura específica, mas é fruto de discriminação persistente, que se repete por sucessivas gerações, por todos os cantos do planeta, em histórias de medo e opressão.

É um fenômeno multifacetado, universal, destituído de fronteiras raciais, culturais, socioeconômicas, de faixa etária, grau de escolaridade e orientação sexual, e representa uma das principais formas de violação dos direitos humanos das mulheres, ao ferir os seus direitos à vida, à saúde e à integridade física.

Esse ciclo de violência geralmente está associado a uma cultura machista, existente em escala global, e nem sempre a mulher se dá conta da situação em que está envolvida, buscando explicações no seu “eu” quando o problema está no outro ou na própria relação. Um fator importante a ser considerado é a tendência de as mulheres suportarem em silêncio a violência dentro de casa, até conseguirem pedir ajuda.

Estima-se que um em cada cinco dias de absenteísmo ao trabalho feminino decorre da violência doméstica e que, para cada cinco anos vividos, a mulher vitimada no lar perde um ano de vida saudável.

Esse problema merece visibilidade devido às repercussões que trazem para a qualidade de vida das mulheres vitimadas, considerando-se relevante a preocupação com a violência doméstica e a sua relação com a qualidade de vida. Dessa forma, devido à magnitude e gravidade do fato, há a necessidade da realização de discussões, estudos e reflexões, além de políticas públicas para enfrentamento.

Movimentos estão sendo realizados. As campanhas de publicidade evoluíram.

A mudança depende de cada um, inclusive das organizações, até porque não há como falar sobre o Dia da Mulher sem levantar questões como igualdade, feminismos, estupro ou assédio, violência doméstica e familiar.

Nesse contexto, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – CEVID criou a Campanha Março é delas. Uma campanha informativa sobre as mulheres e os seus direitos, com atividades durante todo o mês de março de 2024.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO e faça sua inscrição pelo Formulário eletrônico.

Publicações sobre o tema

Relatórios

PROGRAMAÇÃO

Campanha nas Redes Sociais do TJSC, com inserção de material às terças e quintas-feiras do mês de março.

Live de abertura da campanha Março é Delas 2022 - Transmissão pelo canal do TJSC no YouTube

Dia: 8 de março de 2022, às 19h

Tema: Mulheres Plurais

Convidada: Dra. Anne Teive Auras, Coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (NUDEM)

Mediadora: Dra. Ana Luísa Schmidt Ramos, Juíza de Direito do TJSC

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=JIX-eQzSnwk

Live Março é Delas - Protocolo para julgamento com perspectiva de gênero CNJ - Transmissão pelo canal do TJSC no YouTube

Dia: 15 de março de 2022, às 19h

Tema: Protocolo para julgamento com perspectiva de gênero - CNJ

Convidada: Tânia Regina Silva Reckziegel, Conselheira do CNJ

Mediador: Dr. Mauro Ferrandin, Juiz-Corregedor TJSC

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=-rgpl-iL8tc

Roda de Conversa – Março é Delas: Identificando a Violência

Dia: 22 de março de 2022, às 14h

Convidadas da Roda: Desembargadora Salete Sommariva, Coordenadora da Cevid, Dra. Iolanda Volkmann, Juíza Auxiliar da Presidência, Claudia Catafesta, Juíza de Direito do TJPR, e Aline Pedrosa Fiorante, Psicóloga Judiciária do TJPR.

Moderadoras: Danielle Cristina Novack e Michelle de Souza Gomes Hugill

INSCRIÇÕES LIMITADAS pelo link https://forms.gle/St7M8gD72XCmxmFp8.

Público-alvo: Mulheres do quadro de pessoal do PJSC (Magistradas, servidoras, estagiárias, terceirizadas e demais colaboradoras)

Número de Vagas: 20 (vinte)

Live Março é delas - O universo feminino no Trabalho Não Presencial - Transmissão pelo canal do TJSC no YouTube

Dia 29 de março de 2022, às 19h

Tema:  O universo feminino no Trabalho Não Presencial

Convidadas:   Desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, Sheila Maria Penno, Chefe de Cartório da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Fabiane Vicari, Oficiala de Justiça e Avaliadora da comarca de Itapiranga, Graciela de Meneses Fonte Boa, Técnica Judiciária Auxiliar do Juizado Especial Cível de Lages e Juíza Janaina Alexandre Linsmeyer Berbigier,  Juíza de Direito da Vara Única de Descanso.

Mediadoras: Fernanda Joaquim da Silva Lipinski, Coordenadora da Equipe do trabalho não presencial e Ana Carolina Serpa Schaefer Martins, Membro do Programa Mães do Judiciário.

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=Eik218jzGbw

Publicações sobre o tema

Relatórios

PROGRAMAÇÃO

Campanha nas Redes do TJSC, com inserção de material às sextas-feiras do mês de março.

SEMINÁRIO PERSPECTIVA DE GÊNERO

Dia 10 de março de 2023, com início às 9h

Falaremos sobre o protocolo para julgamento sobre perspectiva de gênero, sobre o protocolo para escuta humanizada da vítima, gênero, empoderamento e feminismos no enfrentamento da violência, e também como se veste a desigualdade de gênero.

Transmissão pelo canal do YouTube

LIVE - Seja seu maior amor - CAMPANHA MARÇO É DELAS

Dia 14 de março de 2023, às 14h30

Palestrante: Laine Valgas

Transmissão pelo canal do YouTube

MARATONA PELO COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM CAMBORIÚ

Durante o mês de março, conforme cronograma da comarca

Visita a escolas estaduais e municipais de Camboriú por meio de uma aula e apresentação de slides em PowerPoint com o tema da violência doméstica contra a mulher, visando levar aos alunos do ensino fundamental as formas de violência, as consequências que a violência pode gerar para a vítima e para os familiares, em especial os filhos, e formas de serem realizadas denúncias.

Público: Estudantes da Rede Estadual e Municipal de Camboriú

RODA DE CONVERSA DO PROGRAMA INDIRA NA COMARCA DE PALHOÇA

Dia 20 de março de 2023, às 10h e às 13h30

A roda de conversa na Comarca de Palhoça visa apresentar o Programa Indira: pelas mulheres do PJSC e realizar ação de prevenção de todas as formas de violência contra servidoras e magistradas, materializando, assim, as atividades de prevenção e informação previstas na Resolução n. 53 de 8 de agosto de 2022 e no plano de ação.

Público: Magistradas e servidoras da Comarca

Local: Salão do Júri – Comarca de Palhoça

RODA DE CONVERSA TRANSFORMAÇÕES DA VIDA

Dia 28 de março de 2023, das 14h às 16h

Moderadores: Ivens Wolff e Márcia Rocha

Via Teams, com inscrições via Google Drive em número limitado

PUBLICAÇÕES SOBRE O TEMA

Relatórios