Ruídos: como evitá-los?

A comunicação no ambiente de trabalho pode ser prejudicada por ruídos causados na emissão da mensagem, no meio pelo qual é transmitida e em seu recebimento.

A redução dos ruídos é fundamental para a comunicação eficaz e pode ser obtida por meio do feedback. Essa ferramenta permite que o processo da comunicação humana se complete na medida em que facilita a empatia e permite uma compreensão mais profunda do significado efetivo das palavras do emissor.

Para reduzir os ruídos e melhorar a comunicação na sua equipe de trabalho, é necessário comunicar-se de forma clara e ouvir com atenção. Além disso, é possível utilizar algumas estratégias:

  • Estimular o feedback: dar e receber feedbacks com frequência facilita o processo de comunicação e contribui para a eliminação de ruídos;
  • Confirmar que a informação foi compreendida corretamente: quando você transmite uma informação, é fundamental abrir espaço para o esclarecimento de possíveis dúvidas;
  • Adotar canais oficiais de comunicação: quando registramos a informação que desejamos transmitir para nossa equipe, diminuímos a possibilidade de que ela se perca com o tempo. Por isso, é importante definir canais de comunicação como e-mails, murais informativos, pastas compartilhadas, entre outros.

Investir na melhoria da comunicação interna é fundamental para o sucesso de sua equipe e facilita o processo de avaliação!

Fique atento! A Academia Judicial oferece o curso de "Atendimento ao Público com Qualidade , que tem como um de seus objetivos entender a importância das relações interpessoais e da comunicação no trabalho. As inscrições estão disponíveis na página eletrônica da Academia Judicial

Para conhecer mais sobre a Avaliação de Desempenho clique aqui!