Regência Verbal - Verbos Esquecer e Lembrar

Regência é a parte da Gramática Normativa que estuda a relação entre dois termos, observando se um termo serve de completo a outro. Essa complementação pode se referir a um verbo (regência verbal) ou a um nome (regência nominal).

Em se tratando de regência verbal, o estudo da predicação verbal (também chamada de transitividade) é de suma importância, pois é justamente a partir do modo pelo qual os verbos formam o predicado que se verifica a exigência ou não de complementos. Nesse contexto, os verbos são classificados em "intransitivos, transitivos e de ligação".

Alguns casos merecem destaque, a exemplo da regência dos verbos esquecer e lembrar, os quais não se confundem com as expressões "lembrar-se" e "esquecer-se".

Quando se apresentam nas formas pronominais, os verbos "esquecer e lembrar" são transitivos indiretos, pedindo a preposição "de".

Exemplos:

"Com a pressa de sair de casa, eu me esqueci do fogão ligado."

"Durante o passeio, ela se lembrou das amizades de infância. "

Por outro lado, quando se apresentam na forma não pronominal, os verbos em questão são transitivos diretos, dispensando qualquer preposição.

Exemplos:

"Com a pressa de sair de casa, eu esqueci o fogão ligado."

"Durante o passeio, ela lembrou as amizades de infância."

Outra hipótese, não muito frequente, diz respeito aos verbos lembrar e esquecer quando estes se revestirem dos seguintes significados, respectivamente: "vir à memória" e "fugir da memória". Em tais casos, o complemento será um objeto indireto. Veja:

"Lembrou-me a data de seu aniversário, mas consegui ir a sua festa."

"No momento, esqueceu-me seu nome; desculpa!"

FONTE BIBLIOGRÁFICA: ERSE, Ricardo do Amaral. Português para os concursos de Técnico e Analista. 3ª edição. Bahia: Editora Juspodivm, 2014. P. 166-167.

Elaboração: Divisão de Desenvolvimento de Pessoas/DGP