Prevenção em Saúde Bucal

Não existem mistérios quando o assunto é prevenção: basta praticar hábitos saudáveis tanto na higiene bucal quanto na ingestão de certos alimentos. A escova de dentes é o principal instrumento para uma higiene bucal. O correto é escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, sempre após as refeições, durante no mínimo dois minutos, em um local com boa iluminação e de frente a um espelho.

Atenção à escovação antes de dormir. Essa é a escovação que deve ser feita com mais capricho, pois a produção salivar diminui durante a noite, assim as bactérias proliferam com mais facilidade.

O fio dental deve ser utilizado em no mínimo uma dessas escovações. Ele remove a placa bacteriana e os restos de alimentos das áreas onde a escova dental não alcança, como por exemplo, a linha da gengiva e as áreas entre os dentes, evitando o aparecimento de cáries e doenças gengivais.

Um ponto também muito importante é o que você costuma incluir na sua alimentação diária. A dieta deve ser equilibrada e em horários regulares. Os alimentos ácidos, refrigerantes e guloseimas devem ser ingeridos de forma consciente para uma boa saúde oral e geral.

Todos nós temos placa bacteriana em nossas bocas. Mas quando esta placa se encontra com os açúcares e amidos que existem nos lanches, ela reage formando ácidos. O ácido da placa ataca o esmalte dos dentes, causando as cáries.

Além disso, é importante incluir visitas regulares ao dentista. O recomendado, no geral, é ir ao dentista ao menos 2 vezes ao ano. Mas é claro que existem casos particulares. Pacientes em tratamento ortodôntico, por exemplo, vão precisar comparecer bem mais vezes e isso é definido pelo profissional. O importante é não deixar de ir. Não tenha medo de perguntar e esclarecer todas as dúvidas com este profissional.

Elaboração: Dra.  Aline  Rossana  Agne - DS