Como contribuir para um bom ambiente de trabalho em equipes híbridas

Em maio de 2022, o Poder Judiciário catarinense revogou a resolução que implementou o home office emergencial, decorrente da pandemia do coronavírus, momento no qual começamos a nos adaptar a uma nova realidade com a possibilidade de atuação das equipes em regimes híbridos de trabalho.

Mas o que é trabalho híbrido? É a configuração da equipe na qual podemos ter pessoas desempenhando suas funções tanto presencialmente quanto em trabalho remoto (fora do ambiente institucional) em um mesmo momento. Ainda, há a possibilidade de um mesmo colaborador atuar presencialmente em alguns dias da semana e de forma remota em outros.

Com este formato, temos a construção de um novo ambiente de trabalho, no qual a gestão participativa contribuirá para o desenvolvimento de um clima de cooperação voltado para o bem-estar de todos.

Para conduzir este momento de reestruturação, o gestor necessita identificar as particularidades de cada atividade para definir aquelas que podem ser realizadas de forma remota e aquelas que necessitam atuação presencial. Também é importante considerar o perfil e as competências de cada colaborador na definição da forma de trabalho e acompanhá-los nesse processo.

Para auxiliar você, gestor, neste novo cenário, destacamos três estratégias que podem favorecer a construção de um bom ambiente de trabalho para sua equipe:

Adaptar a comunicação interna

A comunicação clara e constante é essencial no gerenciamento de equipes hibridas, pois permite manter o alinhamento entre os colaboradores que estão trabalhando presencialmente e aqueles que estão executando suas atividades de forma remota (em home office ou teletrabalho).

Este cenário possibilita formas de comunicação síncronas, onde todos participam em um mesmo momento (reuniões, por exemplo), e assíncronas, nas quais as respostas não necessitam ser imediatas (mensagens de texto ou e-mails). A boa utilização de ambas, pode contribuir para que todos estejam sempre bem informados e cientes das responsabilidades individuais e dos objetivos da equipe.

E para que isso aconteça, o uso das ferramentas de comunicação institucional ganha especial destaque por possibilitar que os colaboradores possam se comunicar independentemente de onde estejam. Para tanto, temos disponível o pacote de ferramentas do Office 365, que inclui o Teams e nos permite contato com todas as pessoas da organização de forma simples a ágil, possibilitando chamadas de áudio ou reuniões por videoconferência que podem ser facilmente agendadas ou iniciadas. Estas ferramentas também auxiliam na estruturação de bases de conhecimento e orientações, tão importantes no dia a dia de trabalho, permitindo fácil acesso e trabalho compartilhado.

Acompanhar o desempenho das atividades

O trabalho híbrido requer um acompanhamento contínuo das atividades desenvolvidas pelos colaboradores, em especial no período de adaptação.

Para que esse acompanhamento se torne algo natural e compartilhado entre todos, é possível a utilização das ferramentas de acompanhamento de produtividade dos sistemas utilizados ou de documentos compartilhados no Office 365 nos quais todos da equipe poderão contribuir e ter acesso às informações sobre o que está sendo realizado.

O acompanhamento compartilhado, com um olhar integrativo (nunca punitivo), permite auxiliar aqueles que apresentam dificuldade no desenvolvimento das atividades, seja pela natureza da tarefa ou pela modalidade de trabalho escolhida, e favorece a cooperação entre os membros da equipe.

Oferecer oportunidades de socialização

Liderar uma equipe que atua de forma híbrida necessita de cuidados em relação aos aspectos emocionais e relacionais, visto que influenciam diretamente o ambiente de trabalho.

A qualidade dos relacionamentos profissionais tem grande influência na qualidade de vida no trabalho e, por consequência, pode favorecer ou prejudicar nossa saúde e desempenho. Assim, os gestores devem estar atentos, pois o foco intenso (muitas vezes exclusivo) na produtividade pode prejudicar a integração e o desenvolvimento do trabalho em equipe, com impactos negativos a longo prazo.

Desta forma, é importante manter contato pessoal e promover encontros regulares com todos os colaboradores da equipe, favorecendo o alinhamento das atividades realizadas em prol dos objetivos da equipe.

Ainda destacamos que a promoção de momentos descontraídos de socialização, sem foco no trabalho, também contribui para o bem-estar e o desenvolvimento das relações interpessoais.

Além das três estratégias apresentadas, vale lembrar que gerenciar uma equipe híbrida requer dedicação, empatia, diálogo e confiança.

Reconhecer que se trata de um processo de aprendizagem é um bom começo, já que erros podem ser cometidos e ajustes serão necessários. Mas fique tranquilo, pois os erros fazem parte do processo. O essencial é aprender com eles e melhorar a cada dia!

Quer saber mais sobre equipes híbridas? Acesse a página sobre este tema no portal do Trabalho não presencial do PJSC.                                                      

Elaboração:
Alma Serena Barbosa Satto
Bruna Fernandes Alves Cascais
Marcelo Dias e Silva
 
Referências:
Ambiente de Trabalho Híbrido. Disponível em: <https://www.habaut.com.br/blog/ambiente-de-trabalho-hibrido/> Acesso em 20 de junho 2022.
Modelo de Trabalho Híbrido. < https://tangerino.com.br/blog/modelo-de-trabalho-hibrido/> Acesso em 22 de junho 2022.
Trabalho Híbrido. <https://blog.runrun.it/trabalho-hibrido/> Acesso em 20 de junho 2022.
Trabalho Híbrido. <https://blog.beerorcoffee.com/trabalho-hibrido/> Acesso em 20 de junho 2022.