Composição corporal

O nosso corpo é composto basicamente de massa magra, massa gorda e água, sendo que cada componente desempenha funções específicas e necessitam estar em equilíbrio para favorecer a saúde.

Massa magra: está em todas as partes do corpo que não são formadas por gordura, tais como, músculos, órgãos e ossos. Assim como os valores da pressão arterial e da glicose, por exemplo, são indicadores de saúde, o percentual de massa magra também é um importante marcador, e a sua presença traz inúmeros benefícios, dentre os quais podemos citar:

  • Aceleração do metabolismo;
  • Aumento da imunidade e disposição;
  • Fortalecimento dos ossos;
  • Retardo do risco de diabetes, doenças cardiovasculares, envelhecimento prematuro, entre outros.

A prática de atividade física combinada a uma alimentação balanceada, são os pilares para construção de uma massa muscular forte, flexível e na quantidade adequada. Logo, uma questão de saúde, que deve ser tratada como prioridade por quem deseja envelhecer de forma ativa, saudável e funcional.

Massa gorda: é toda gordura presente no corpo, tendo como principais funções: reserva energética, regulação da temperatura corporal, absorção de impactos e proteção dos órgãos internos.

Apesar dessas importantes funções, nem todas as gorduras que possuímos são benéficas. O acúmulo de gordura na região central (pescoço, costas, abdome) está diretamente relacionada às alterações do metabolismo e ao maior risco de doenças cardiovasculares.

Além do sedentarismo e de uma dieta desequilibrada, outro importante fator de risco para o acúmulo de gordura é o estresse. Quando estamos estressados, nosso organismo produz altos níveis de cortisol, hormônio do estresse, que além de induzir o desejo por alimentos ricos em gorduras e açúcar, diminui a massa magra e retarda o metabolismo, favorecendo o ganho de peso e o armazenamento de gordura em áreas de risco.

Precisamos desenvolver a consciência que nosso corpo foi feito para movimentar-se. A atividade física deve ser vista como algo essencial na promoção da saúde, pois através dela liberamos hormônios que geram sensações de bem-estar, diminuímos o estresse e potencializamos o gasto energético, o que contribui para o fortalecimento da massa magra, redução da massa gorda e, consequentemente, uma vida mais saudável!

Elaboração:
Enfermeira Cláudia Daisy de Sousa
Referências: