Misofonia

Você fica extremamente irritado(a) quando escuta determinado tipo de som? Recebe o rótulo de estressado(a), mal-humorado(a) ou até mesmo de louco(a) por reagir de forma desproporcional a alguns estímulos sonoros?

É comum nos irritarmos com o clique de uma caneta, o som do teclado, o barulho da mastigação, a respiração alta, etc., quando estamos cansados(as) ou estressados(as),  mas se a hipersensibilidade a sons ocorre a todo momento, independentemente do humor, isso deve ser considerado um sinal de alerta.

A misofonia, ou síndrome de sensibilidade seletiva ao som (SSSS ou S4), provoca uma sensibilidade anormal a sons específicos e pode causar desconforto incontrolável, reação emocional forte e desproporcional, irritação e, em alguns casos, dor. Embora não haja cura para a S4, existe tratamento: treinamento auditivo (exposição gradual ao som) e terapia cognitivo-comportamental. Destaca-se que o uso de protetores auriculares não é indicado e pode, inclusive, agravar o problema.

Caso você desconfie que possa sofrer de S4, procure ajuda de um médico ou fonoaudiólogo especializado para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado.

Saiba mais sobre o assunto em https://misofonia.org/avbm/.

Elaboração:
Erika Medeiros Braz
Psicóloga - CRP n. 12/03939
Seção de Atenção Integral à Saúde
Diretoria de Saúde