Para você não perder a postura... e nem os jogos da Copa!

Com o crescimento dos serviços de streaming à nossa disposição, aumentamos o nosso tempo assistindo a filmes e maratonando séries. Além dessa disponibilidade bem às nossas mãos, neste ano teremos Copa do Mundo, então não é difícil imaginar que o nosso lugar preferido na casa seja o sofá. E vamos combinar: quem não gosta de ficar “jogado”, sem ter nenhum compromisso em vista? A maioria de nós, não é mesmo? O grande problema é que, quando ficamos assim relaxados, deixamos os cuidados de lado. Então fique ligado! Aqui seguem algumas dicas úteis, acerca dos cuidados com a postura, para quando você estiver usando o sofá em casa.

  • Observe as distâncias do sofá até a tela. O ideal são 2,40 m de distância e a altura da TV de aproximadamente 1,20 m.
  • Ao sentar-se, apoie bem as costas, observando que a coluna lombar fique apoiada no encosto do sofá – se necessário use uma almofada;
  • Tente formar um ângulo de 90º entre o tronco e o quadril, mas cuide para não pressionar a parte posterior dos joelhos no sofá, pois isso pode dificultar a circulação;
  • Se não conseguir apoiar os pés no chão, use um puff ou banquinho;
  • Ficar sentado com as pernas cruzadas ou sentado de lado sobrecarrega o quadril. Fique atento na distribuição do peso do corpo para não sobrecarregar as articulações;
  • Se a partida de futebol estiver empolgante, evite ficar com o tronco inclinado para a frente, com as costas arqueadas.
  • Se a série estiver empolgante e estiver maratonando, fique atento e faça pausas. Levante-se, lembre-se de se hidratar, alongue-se, caminhe pela casa;
  • Nunca se deite com a cabeça sobre os braços no sofá;
  • Evite dormir no sofá. Ele não foi fabricado para esse fim;
  • Lembre-se de que você administra a sua prevenção e o seu tempo, portanto pode evitar dores, desconfortos e lesões. Cuide-se e boa Copa!

Elaboração:
Mani Moreira
Vanessa Zomer Fenili
Seção de Ergonomia/DPAS/DS

Referências
FIALHO, Patrícia Bhering; SOUZA, Amaury Paulo; MINETTE, Luciano José. Importância da ergonomia na concepção de móveis estofados-sofás.
Disponível em: http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/importncia-daergonomia-na-concepo-de-mveis-estofados-sofs-19111. .2016.
HUET, Mariana; MORAES, Anamaria de. Medidas de pressão sob a pelve na postura sentada em pesquisa de ergonomia. Disponível em: http://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/51/85Medidassobapelvenaposturasentadaempesquisasdeergonomia.pdf. 
ALVES, José Alberto Meneses. Análise da postura imposta a usuários de sofás de classe social C. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.