A diabetes e a saúde bucal

Pessoas com diabetes têm um risco aumentado de adquirirem problemas bucais, tais como gengivite e periodontite. Isso porque os diabéticos são geralmente mais suscetíveis às infecções bacterianas e têm uma diminuição na capacidade de combater as bactérias que invadem o tecido gengival.

O aumento da acidez do meio bucal, aumento da viscosidade e diminuição do fluxo salivar são os principais fatores de risco de cárie dentária,  cálculo dental e de desenvolver doenças periodontais.

Existe uma via de mão dupla: não somente as pessoas com diabetes são suscetíveis às doenças gengivais, mas estas podem ter o potencial de afetar o controle glicêmico no sangue. A doença gengival pode ser um fator que eleva o açúcar do sangue e pode tornar o controle do diabetes mais difícil, contribuindo para sua progressão.

A presença de infecções leva à estimulação da resposta inflamatória resultando em situação de estresse, que aumenta a resistência dos tecidos à insulina, piorando o controle do diabetes. Estes pacientes requerem vigilância particular durante o tratamento de infecções odontológicas.

Como evitar problemas dentários associados ao diabetes?

Em primeiro lugar, o mais importante é controlar o nível de glicose no sangue, que ajuda a evitar ou aliviar a boca seca causada pelo diabetes.  Em seguida, cuidar bem dos dentes e gengivas e realizar exames minuciosos a cada seis meses. Não fumar e, caso seja usuário de prótese, removê-la e limpá-la diariamente são ações recomendadas para diminuir o risco de infecções. 

As pessoas que têm diabetes necessitam de cuidados especiais e do preparo do seu dentista para ajudá-lo. Mantenha seu dentista informado sobre qualquer alteração em seu estado de saúde e sobre os medicamentos que estiver tomando.

Elaboração: Aline Rossana Agne - Odontóloga
Fonte:
Mealey, BL. Periodontal disease and diabetes: A two-way street. Journal of the American Dental Association. October 2006.
American Academy of Periodontology: Periodontal (Gum) Diseases Available at http://www.perio.org/consumer/2a.html. Accessed January 10, 2008.
Garcia RI, Henshaw MM, and Krall EA. Relationship between periodontal disease and systemic health. Periodontology 2000. 2001;25:21-36.
American Dental Association. Cleaning Your Teeth and Gums. Available at http://ada.org/public/topics/cleaning.asp. Accessed December 12, 2007.
National Institutes of Health. Prevent Diabetes Problems - Keep your teeth and gums healthy. Available at: http://diabetes.niddk.nih.gov/dm/pubs/ complications_teeth/index.htm. Accessed March 18, 2008.
National Institutes of Health. Diabetes: Dental Tips. Available at: http://www.nidcr.nih.gov/HealthInformation/ DiseasesAndConditions/DiabetesAndOralHealth/ DiabetesDentalTips.htm. Accessed March 18, 2008.