Você sabe o que é ergonomia cognitiva?

Com o avanço tecnológico e da informação, elevou-se a exigência do uso da cognição pelos trabalhadores. Um dos reflexos de tal mudança social é a maior incidência de doenças desencadeadas por estresse excessivo. 
A atividade profissional marca a identidade do trabalhador, o que exige dele muito mais do que sua simples presença no local de trabalho.

Atividades que demandam foco, atenção ou desenvoltura intelectual constantes geralmente ocasionam “fadiga mental”, especialmente quando não há bom controle ou rotinas de descanso. O contrário, diante de atividades que demandam pouca necessidade de tomada de decisão ou de desempenho especializado, também traz prejuízos mentais, por serem monótonas. 
Assim, pode-se falar em sobrecarga cognitiva e em subcarga cognitiva. Ambas são prejudiciais ao trabalhador, e, por isso, é importante que utilizemos a ergonomia cognitiva nos processos de trabalho.  

Mas o que é ergonomia cognitiva?

É a área da Ergonomia que estuda a resposta emocional e mental que o trabalhador dá diante da solicitação de atividades que requerem esforço mental, raciocínio e concentração. Também se relaciona com o desempenho emocional de um colaborador e com a resposta que ele tem no ambiente de trabalho e em relação às suas funções. 

A ergonomia cognitiva engloba todas as relações mentais existentes na execução e para a execução de uma atividade. Ela está presente nas tomadas de decisão, no desempenho especializado, na interação homem-máquina, na confiabilidade humana, na formação e na relação com a concepção pessoa-sistema.

A aplicação da ergonomia cognitiva traz vantagens tanto para o trabalhador como para a empresa, tais como:

  • aumento da memória e da atenção;
  • aumento da satisfação profissional;
  • melhoria nos processos de tomada de decisão;
  • aumento da produtividade e da eficiência;
  • melhoria da harmonia na organização;
  • redução da incidência de adoecimento e afastamentos; e
  • redução da incidência de quadros depressivos.

Agora que você conheceu um pouco sobre o que é a ergonomia cognitiva, saiba como aplicá-la. 

  • Busque realizar treinamentos e atualizações. O conhecimento ajuda a lidar melhor com as situações, com desenvoltura e autoridade na resolução de problemas.
  • Faça pausas frequentes entre as atividades laborais.
  • Realize exercícios laborais durante uma das pausas. Isso reequilibra os níveis de oxigênio no cérebro, ativa a circulação e alivia tensões.
  • Procure programas de meditação, pois eles podem contribuir fortemente para a inteligência emocional, que ajuda nas situações mais críticas.
  • Encontre hobbies e interesses pessoais fora do horário de trabalho.  Isso alivia o estresse e restaura o equilíbrio mental. Uma noite fazendo algo prazeroso ou divertido pode apagar um dia inteiro de estresse.
  • Desafie-se em alguma atividade.

Mas lembre-se: assim como as ergonomias física e organizacional, a ergonomia cognitiva deve ser analisada por profissional competente, o ergonomista,  que irá oferecer os recursos para a sua aplicabilidade.

Fonte:
https://gaesc.wordpress.com/2020/11/23/postagem-4-engenharia-psicologica/ 

Elaboração:
Mani Moreira 
Vanessa Zomer Fenili
Seção de Ergonomia/DPAS/DS
e-mail: ds.ergonomia@tjsc.jus.br