O cuidado com a escrita

Durante o ano de 2022 e nos anos anteriores, as dicas de português foram publicadas, no escopo de auxiliar os profissionais da área jurídica na formulação de textos que consigam atingir seu objetivo principal: transmitir uma mensagem.

Essa, aliás, é a finalidade de todo texto, independentemente do assunto. Escrever é exteriorizar o pensamento por meio de palavras concatenadas e conseguir exprimir de forma clara o que se pretende dizer é uma arte e dá trabalho. Muito trabalho.
O texto é uma construção. Para o alicerce, é preciso ter uma boa noção das regras gramaticais. Assim, erros de pontuação, acentuação, ortografia, concordância, serão evitados.

Nesse ponto, é importante fazer uma pequena reflexão.

Há, atualmente, o debate acerca do chamado preconceito linguístico, no sentido de que se deve evitar que as pessoas, de forma geral, sejam impedidas de se comunicarem por meio da escrita, pelo fato de elas não terem tido acesso a uma boa formação escolar. As redes sociais, inclusive, permitiram essa discussão, porque ficou mais evidente a falta de conhecimento do português por uma boa parte da população. 

A indagação que se faz é: até que ponto há somente a falta de conhecimento, decorrente da deficiência na educação, ou há, também, uma considerável negligência de quem escreve, ainda mais quando se trata de escrever profissionalmente?
Pessoas com formação universitária, por vezes concursadas, as quais escrevem cometendo erros que, possivelmente, seriam evitados com uma revisão textual mais acurada; ou, então, não existiriam se quem produz o texto demonstrasse a mínima preocupação com o que escreve.

Significa dizer que, se não houver o cuidado necessário com a escrita, no momento em que o escritor de determinado texto decide organizar suas ideias - consultando um dicionário, suprindo uma dúvida a respeito de alguma regra gramatical, revisando o que escreveu -, o português vai, aos poucos, perdendo a sua força e a sua beleza.
As dicas de português não surtirão nenhum efeito se, ao escrever, os operadores do direito não se preocuparem como estão escrevendo.

Sim, além de concatenado, é preciso que o raciocínio esteja bem escrito, caso contrário, ele também se perde e descredibiliza o trabalho do profissional.

Escrever dá trabalho, mas um texto bem escrito faz o leitor sorrir com os olhos.

Elaboração:
Patrícia Corazza