Distribuição de Processos entre Cadastradores - Segundo Grau

A partir do dia 7 de fevereiro de 2018, os processos digitais encaminhados para o fluxo de trabalho "Digital - Cadastro e Distribuição", filas "Assessoria Cadast. - Cadastrar Originários" e "Assessoria Cadast. - Conferir Recursos do 1º Grau" contarão com a distribuição dos processos  digitais entre os cadastradores, conforme orientações abaixo:
 
1.       Distribuição de Processos entre Cadastradores
 
1.1 -  Tela  Atribuição Automática de Cadastradores Responsáveis de Processos
 
Foi implementado no sistema SAG5/Segundo Grau do Tribunal de Justiça a possibilidade de distribuição dos processos digitais entre os servidores que atuam no cadastro dos processos, o que proporciona melhor equilíbrio na carga de trabalho.
 
No menu Cadastro foi criada a tela "Configuração para Atribuição Automática de Cadastradores Responsáveis de Processos" (Figura 1) onde é possível indicar quais servidores irão receber os processos a serem cadastrados.
 
Os perfis com acesso a referida tela são:
  • Diretor da DCDP
  • Assessoria técnica da DCDP
  • Chefe da Divisão de Distribuição
 
A tela deverá ser preenchida com as seguintes informações:
 
  • Usuário: preencher com a informação do usuário, exemplo, M12345 ou com o nome do servidor.
  • Cargo: preenchido o campo Usuário o sistema preenche automaticamente esse campo, não é possível alterar essa informação, pois ela consta do registro feito no sistema administrativo do SAJ5 de Segundo Grau, se for necessário alguma alteração deve ser encaminhada solicitação a Seção de Suporte.
  • Origem de atuação: o sistema preenche automaticamente com a opção "Ambas", mas o sistema permite selecionar as demais opções disponíveis: Originários e Recursos.
  • Meio: o sistema preenche automaticamente com a opção "Ambas", mas o sistema permite selecionar as demais opções disponíveis: Digital e Físico.
  • Ativo: tem por objetivo informar se o servidor pode ou não receber processos, se estiver marcada indica que sim, não marcada não recebe processos pela distribuição entre cadastradores.
 
Para que a distribuição dos processos entre os cadastradores funcione, é necessário o preenchimento da tela abaixo (Figura 1) , indicando os servidores que atuam como cadastradores, através do botão "Ins". Também é possível excluir o servidor do cadastro utilizando o botão "Del".
A tela não permite o cadastro em duplicidade, mesmo que o registro anterior conste como inativo.
 
Figura 1 - Tela Configuração para Atribuição Automática de Cadastradores Responsáveis de Processos
 
Após o preenchimento da tela,  todos os processos digitais que entrarem no fluxo "Digital - Cadastro e Distribuição" nas filas "Assessoria Cadast. - Cadastrar Originários" e "Assessoria Cadast. - Conferir Recursos do 1º Grau"  serão atribuídos para um cadastrador.
Foi disponibilizada a coluna " Cadastrador responsável" (Figura 2), que deve ser inserida no fluxo de trabalho para que cada cadastrador identifique quais processos estão sob sua responsabilidade.
 
Figura 2 - Coluna Cadastrador responsável
 
A coluna também pode ser configurada de forma a agrupar os processos de cada cadastrador (Figura 3), basta arrastar a coluna até a barra superior do fluxo de trabalho.
 

Figura 3 - Configuração da Coluna "Cadastrador responsável" por agrupamento

 

2.       Atribuição Manual de Cadastrador Responsável pelo Processo

O sistema também contará com a tela "Atribuição Manual de Cadastrador Responsável pelo Processo" (Figura 4) localizada no menu "Andamento".
A tela possibilitará atribuir manualmente um novo cadastrador ou alterar cadastrador já designado para o processo, como também deixar o processo sem designação de cadastrador.

Somente terão acesso a tela servidores com os perfis:

  • Diretor da DCDP
  • Assessoria técnica da DCDP
  • Chefe da Divisão de Distribuição


Importante destacar que processos já distribuídos não permitem a alteração do cadastrador.


Figura 4- Tela de Atribuição Manual de Cadastrador Responsável do Processo


A tela permite a alteração de um único processo, para tanto é necessário inserir o número do processo, caso o processo tenha um cadastrador designado a tela trará as seguintes informações:

  • Processo: indica o número do processo
  • Classe: indica a classe do processo
  • Cadastrador responsável: indica o usuário e nome


Para excluir o cadastrador originário, basta selecionar a coluna "Cadastrador responsável" e acionar no teclado o botão para deletar e em seguida acionar o botão "Salvar" na tela. O sistema permitirá inserir novo cadastrador ou manter sem."