Dicas rápidas para manter a saúde mental e física

A pressão por resultados é inerente à rotina de trabalho e temos que conviver com ela de forma inteligente. Quando isso não acontece, a saúde mental e física fica prejudicada. Por isso algumas atitudes simples podem ser incorporadas à rotina para manter corpo e mente em pleno funcionamento. O foco no trabalho precisa ter a medida certa pois, caso contrário, se torna prejudicial. O equilíbrio leva ao sucesso de cada um e da equipe.

Confira a seguir algumas dicas rápidas para manter a saúde mental e física em dia:

  1. Durma bem: dizem que o ideal são oito horas de sono, mas não há um número certo. O importante é saber, e dormir, o tempo necessário para a saúde e bem-estar do seu organismo. Uma boa noite de sono é o primeiro passo para você ser mais produtivo.
  2. Faça caminhadas: andar é um exercício menos valorizado do que deveria. Uma boa caminhada mantém o coração no ritmo certo e ainda representa uma oportunidade para um relaxamento mental. Esta pausa pode despertar a criatividade e contribuir diretamente para o desempenho profissional. Uma dica adicional: caminhar sob o sol tem um efeito ainda mais forte de revitalização - mas não se esqueça do protetor solar, é claro.
  3. Coloque as ideias no papel: quando você tiver alguma ideia bacana durante o dia, registre-a! Um pensamento aparentemente trivial pode se tornar algo importante depois de um tempo. O hábito de anotar ideias e observações rotineiras tem também a vantagem de esvaziar a nossa cabeça e deixá-la livre para trabalhar em novos pensamentos. É como mover do HD para o pendrive, para colocar em termos bem atuais.
  4. Tenha encontros com você mesmo: isso parece estranho, não é mesmo? Mas a ideia é ter um tempo só seu para fazer algo que lhe dá prazer e satisfação. Assistir a um filme ou série, ler um livro, jogar videogame, passear no parque... Encontre a atividade que realmente ajuda a manter o seu equilíbrio e representa a felicidade na sua rotina.
  5. Dê bastante risada: pode parecer bobagem, mas dar boas gargalhadas tem um efeito muito benéfico sobre a nossa saúde mental. Sabe aquela comédia pastelão? Reúna os amigos e dê risada até a barriga doer. Isso faz muito bem à saúde.
  6. Renove a sua dieta: melhorar a alimentação é mais simples do que parece. Não é preciso fazer mudanças radicais logo de cara, pois a privação excessiva pode fazer tudo voltar à estaca zero. Procure evoluir aos poucos com cortes estratégicos em alimentos que não fazem bem e adições pontuais. Por exemplo, coma uma maçã no lanche da tarde em vez de um biscoito industrializado. Tomar mais água durante o dia também já representa um avanço.
  7. Saia da Rotina: procure se nutrir de experiências novas, seja provando uma comida diferente, mudando o leiaute da sua casa, indo a um lugar novo ou aprendendo uma nova habilidade.
  8. Esteja aberto a novas experiências: não tenha medo de mudanças pois elas podem representar uma evolução na sua vida. A resistência a mudanças leva à estagnação, que é negativa do ponto de vista pessoal e profissional.
Elaboração:
Dra. Graciela de Oliveira Schmidt
Lairis Cristina de Souza Hülse - DS