HPV - esta doença sexualmente transmissível importa a você?

O Papiloma Virus Humano (HPV, da abreviação inglesa), é uma grande família de vírus que tem predileção pela pele, especialmente mucosas do anus, da boca e dos genitais.

Estão associados as verrugas da pele, mas 12 subtipos estão associados ao desenvolvimento de cânceres destas áreas, especialmente colo de útero, uretra e pênis.

A transmissão ocorre pelo contato com a pele contaminada, seja diretamente pele com pele (por exemplo, relação sexual e contato orogenital) ou indiretamente, ao tocar com as mãos ou objeto a área genital contaminada e depois leva-los a área de pele mais susceptível, como por exemplo, mucosa oral.

O uso do preservativo tem um importante papel na prevenção da transmissão do HPV e deve ser utilizado durante todo o intercurso sexual. Entretanto, o preservativo não será suficiente para proteger as demais áreas expostas, como base do pênis e lábios vaginais.

 A prevenção pode ser realizada de muitas maneiras. A primeira e mais direta e expor-se o menos possível. Isto significa ter maior critério na escolha de um parceiro e não trocar frequentemente de parceiro.

Caso seu parceiro apresente verrugas visíveis, não mantenha relação sexual com esta pessoa. O risco de transmissão da doença é maior neste caso.

Ao expor-se, recorde-se de usar preservativos durante todo o intercurso sexual. O preservativo fará a prevenção de diversas doenças sexualmente transmissíveis. No caso do HPV, protegerá a exposição do corpo do pênis, canal vaginal e colo do útero.

Tenha bons hábitos de higiene e de saúde, quanto mais debilitada estiver sua saúde, mais vulnerável você estará.

Tome sol adequadamente.  Faça uma dieta saudável, variada e rica em vegetais verdes escuros, frutas e legumes coloridos. Garanta uma dieta rica em vitaminas, especialmente ácido folínico, vitamina A, vitamina B12 e vitamina D. Isto tornará você mais forte para responder a eventuais exposições.

A vacinação contra o HPV é também uma opção efetiva para as pessoas que não estejam contaminadas. No Brasil é oferecida a vacina tetravalente, que protege dos quatro subtipos mais prevalentes associados a doença na população brasileira.

Atualmente o Ministério da Saúde considera como população-alvo prioritária da vacina meninas na faixa etária de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, bem como mulheres vivendo com HIV na faixa etária de 9 a 26 anos. A vacina também é oferecida na rede privada. Converse com seu médico à respeito.

Ainda, se você é mulher, realize o exame preventivo do colo do útero (Papanicolau), possibilitando o diagnóstico precoce e prevenindo o terceiro câncer mais prevalente na mulher brasileira.

Elaboração: 
Dra. Graciela de Oliveira Richter Schmidt - DS
Adriana Oliveira Romer - DS
Fonte:
HPV. Ministério da Saúde. Acessado em 20 de abril de 2018: < http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/hpv>
BRAS, Filipa; SARDINHA, Rosa e PACHECO, Amália. Modalidades terapêuticas no tratamento dos condilomas acuminados.  Acta Obstet Ginecol Port [online]. 2015, vol.9, n.5, pp.383-392.            
Human Papillomavirus. Medscape. Acessado em 20 de abril de 2018: <https://emedicine.medscape.com/article/219110-overview>
Estimativas. Fundação do Câncer. Acessado em 20 de abril de 2018: <https://www.cancer.org.br/sobre-o-cancer/estimativas/>