Distimia - O mau humor crônico

Você conhece o "Zangado", um dos sete anões do conto de fadas Branca de Neve? Sempre mal-humorado, pessimista, que vive queixando-se de cansaço; dorme mal e parece estar desinteressado? Pessoas como o personagem, que muitas vezes são descritas como tendo um "gênio difícil", podem sofrer de distimia, um transtorno depressivo crônico que afeta 11 milhões de brasileiros. Além destes sintomas, os pacientes distímicos frequentemente são sarcásticos, exigentes e queixosos e podem apresentar dificuldade em manter relacionamentos, baixa autoestima e elevado senso de autocrítica. Para caracterizar o transtorno, os sintomas devem persistir por, pelo menos, dois anos.

ATENÇÃO: É importante destacar que nem todos os que têm a doença apresentam necessariamente estes mesmos comportamentos, assim como nem todo "Zangado" sofre de distimia. NÃO ESQUEÇA: Apenas um profissional qualificado (psicólogo ou psiquiatra) pode diagnosticar transtornos mentais, além de prescrever o tratamento adequado.


Referência Bibliográfica:

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-IV. Manual Diagnóstico e Estatítico de Transtornos Mentais. Porto Alegre : ARTMED, 2002, 4a. ed. Revista Brasileira de Psiquiatria, vol. 22 s.2 São Paulo, dezembro 2010

Centro de Valorização à Vida - Mau humor pode ser doença. Disponível em https://www.cvv.org.br/blog/mau-humor-pode-ser-doenca/ Acessado em 9 de abril de 2018.


Elaboração:

Erika Medeiros Braz - SAIS/DAS/DS
Psicóloga - CRP nº 12/03939