Cuidar da saúde também é coisa de homem

Novembro azul é o mês escolhido para dar especial atenção à saúde do homem.

Neste mês falamos sobre a prevenção do câncer de próstata.

Entretanto, a prevenção do câncer de próstata é apenas um dos temas para o qual chamamos a atenção.

Incrivelmente, a doença de que mais padecem os meninos crescidos, é a do coração.

A próstata não vive à parte no corpo: ela é companheira do coração e será beneficiada com os cuidados deste e vice-versa!

Um estilo de vida saudável é o recomendado. Não há um fator único que possa ser responsabilizado pelo desenvolvimento do câncer de próstata, mas sim pequenos maus hábitos associados. Assim, ao aderir a um melhor estilo de vida, simultaneamente você estará protegendo sua próstata, prevenindo-se de outros tipos de câncer e melhorando sua saúde cardíaca.

Os estudos mostram grandes benefícios com uma dieta rica em vegetais, frutas, fibras e peixe, combinada com uma ingestão calórica baixa (comer pouco, mas o suficiente para estar com o peso adequado), associada a atividade física.

O quanto mais puderes aderir a um estilo de vida saudável, melhor. Mais que reduzir a mortalidade por câncer ou doença cardíaca, este é o segredo para manter um corpo hábil, harmônico e longevo.

Agora fica a pergunta: como você quer estar em poucos anos? O que é que você pode fazer por você agora?

Procure seu clínico e individualmente ele indicará quais são os exames preventivos necessários para você e, mais do que isso, decida por escolher maneiras mais saudáveis e gostosas de viver melhor!
 

Elaboração:

Dra. Graciela de Oliveira Richter Schmidt
 

Referência Bibliográfica:

PDQ Integrative, Alternative, and Complementary Therapies Editorial Board. Prostate Cancer, Nutrition, and Dietary Supplements (PDQ®): Health Professional Version. August 16, 2018.

Benjamin EJ, Blaha MJ, Chiuve SE, Cushman M, Das SR, et al. Heart Disease and Stroke Statistics-2017 Update: A Report From the American Heart Association. Circulation. 2017 Mar 7. 135 (10):e146-e603.

Heart Disease Facts. Centers for Disease Control and Prevention. Disponível em <https://www.cdc.gov/heartdisease/facts.htm> November 28, 2017.

Cancer Facts & Figures 2018. American Cancer Society. Disponível em <https://www.cancer.org/content/dam/cancer-org/research/cancer-facts-and-statistics/annual-cancer-facts-and-figures/2017/cancer-facts-and-figures-2017.pdf>