Dengue

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti quando este está contaminado pelo vírus arbovirus. Este mosquito necessita de água parada para se proliferar e desenvolve-se em maior número no clima quente. Ele é o mesmo mosquito que pode transmitir a febre amarela, chickumgunya e zika. Prevenir a proliferação do mosquito e seu contato (mosqueteiros, roupas, repelentes) é a primeira medida ao pensarmos em dengue, mas também para estas outras doenças.

 

Quais são os sintomas da dengue?

Os sintomas da dengue podem variar desde quadros assintomáticos a graves, mas de maneira geral os principais sintomas são bastante semelhantes a outros quadros virais, como uma gripe forte:

  • Febre alta de início súbito
  • Dores osteomusculares
  • Dor de cabeça e nos olhos
  • Mal-estar, cansaço, tontura
  • Falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia
  • Manchas vermelhas no corpo

A quais sintomas devo estar atento para diferenciar de um quadro gripal?

Há algumas diferenças, mas atente-se especialmente ao fato de, ainda que muito semelhante com a gripe, a dengue não ser acompanhada de sintomas respiratórios, como espirros, tosse, coriza, secreção nasal.

Ambas podem apresentar dor nos olhos, mas na dengue a dor costuma ser atrás dos olhos (retro orbital) e piorar com a movimentação dos mesmos.

Na dengue, o quadro febril habitualmente é mais prolongado e, após findada esta fase, já com melhora dos sintomas, podem surgir complicações.
 

Por que é importante você saber se contraiu dengue?

Ainda que não haja tratamento específico, sendo a maioria dos cuidados apenas para aliviar os sintomas, como repousar e hidratar-se, diagnosticar a dengue é muito importante para evitar e manejar as complicações precocemente que poderiam colocar em risco a vida.

  1. Não utilizar anti-inflamatórios, especialmente AAS, frequentemente presente em formulações antigripais e para dor de cabeça, que aumentam o risco de sangramento, podendo levar a complicações graves.
  2. Procurar assistência médica para fazer o diagnóstico e tratamento precoce das possíveis complicações que podem ocorrer após o quadro inicial já falado.
  3. Notificar a vigilância sanitária para serem tomados os cuidados necessários por parte da saúde pública.

Como prevenir a dengue?

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
 

Elaboração: Lairis Hulse - Enfermeira - COREN/SC: 58209
                    Dra. Graciela de Oliveira Richter Schmidt - CRM/ SC 10391

Fonte: www.portalms.saude.gov.br
           www.saude.mt.gov.br
           http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2016/janeiro/14/dengue-manejo-adulto-crianca-5d.pdf