Conheça alguns benefícios de uma boa noite de sono

Dormir bem é resultado de um cálculo aparentemente simples: sono de qualidade + tempo suficiente. Porém, acertar essa equação não é tão fácil. Os adultos precisam dormir em média oito horas por noite, mas a falta de tempo e o estresse, somados à vida hiperconectada, são um prato cheio para não atingirem essa meta. Dormir mal, pouco ou de forma fragmentada pode ser prejudicial à saúde. O metabolismo humano depende de uma boa noite de descanso. Relaxar antes de ir para a cama, ler um livro, tomar um chá e um bom colchão são dicas importantes para um sono tranquilo.

Os benefícios de uma boa noite de sono incluem:

1. Reduzir o estresse

Durante o sono, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, o que ajuda a diminuir o estresse.

2. Controlar o apetite

O sono ajuda a regular os hormônios que afetam e controlam o apetite, por isso quando se dorme mal esses hormônios ficam desregulados e o desejo por alimentos ricos em calorias, gorduras e hidratos de carbono aumenta.

3. Melhorar o humor

O cérebro cansado prejudica a produção de serotonina, hormônio regulador do humor,  e também o sistema imunológico. Pessoas que dormem bem durante a noite andam mais contentes e bem-dispostas durante o dia. Além disso, quando dormir mal se torna um problema crônico, pode causar transtornos de humor de longo prazo, como depressão ou ansiedade, por exemplo.

4. Melhorar a memória

Dormir bem permite que o cérebro processe melhor as novas experiências e conhecimentos. É durante o sono que as memórias adquiridas recentemente são transferidas do córtex motor para o lobo temporal, onde se transformam em informações "enraizadas", que serão lembradas a longo prazo. Por isso noites maldormidas podem fazer com que as novas informações não fiquem armazenadas corretamente.

5. Melhorar o raciocínio

Dormir mal afeta a cognição, a atenção e a tomada de decisão. Por isso pessoas que dormem mal têm maior dificuldade de resolver problemas de lógica ou matemática e tendem a cometer erros como guardar as chaves na geladeira.

6. Rejuvenescer a pele

Uma boa noite de sono ajuda a rejuvenescer a pele, pois diminui as rugas e linhas de expressão durante a noite as células da pele renovam-se e descansam e é produzida melatonina, que ajuda a prevenir o envelhecimento.

7. Ajudar no sistema imune

Dormir bem ajuda o organismo a combater infecções e a manter-se saudável, pois durante o sono o corpo produz proteínas extras que fazem o sistema imune ficar mais forte, principalmente em situações de estresse.

 

Elaboração: Vanessa Regina Berenhauser - DS
Fontes: