"Palavras loucas, ouvidos moucos"

"TJ majora indenização de plano de saúde que fez ouvidos moucos para pleito de cliente" constou no dia 25 de março do presente ano no sítio deste Poder como manchete de notícia. Mas afinal, o que o plano de saúde fez a seu cliente?

A expressão "ouvidos moucos" diz respeito àquele que não ouve muito bem, o surdo; que não possui o ouvido muito apurado. A notícia, especificamente, referiu-se à inércia do Plano de Saúde no que diz respeito à baixa da quitação de débitos do cliente. Mesmo após a realização do pagamento, acabou por ser inscrito no cadastro de inadimplentes.

Para esclarecer um pouco mais, cita-se um provérbio popular: palavras loucas, ouvidos moucos; segundo o qual há certas situações nas quais o melhor a fazer é não dar atenção ao que é dito.

A partir do termo, que se refere tanto a adjetivo, quanto a substantivo masculino, outros surgiram: amoucar, emouquecer, amoucado, etc.

A expressão "fazer ouvidos de mercador" possui significado próximo ao da primeira: ouvir apenas o que lhe interessa. A origem mais disseminada é a de que no mercado da antiguidade, onde a procura era maior do que a oferta, fazer ouvidos de mercador, ou fazer-se de surdo, era uma estratégia para evitar barganhas excessivas por parte dos clientes que pechinchavam e pediam descontos.

Apesar de vivermos em tempos diferentes, infelizmente, como visto no julgado referido, a prática permanece existente e, algumas vezes, passa a ser resolvida na Justiça.

 

Elaborado por: Carolina Sparvoli Gaubert

Fontes:

http://twixar.me/XHWK
http://www.adiron.com.br/blog/?p=69