Dicas de como conservar alguns alimentos por mais tempo - Parte 1

Após uma boa ida ao supermercado, muitas vezes não sabemos como organizar os alimentos na nossa cozinha para conservá-los por mais tempo. Entretanto, a aplicação desse conhecimento é vantajosa porque pode fazer com que durem por cerca de um mês, de forma a evitar o descarte prematuro. Aprenda, então, dicas para conservar sua comida por mais tempo.

TEMPEROS FRESCOS

Em vez de envolver o manjericão, a salsa ou o orégano com plástico e enfiá-los na geladeira, trate as ervas como trataria as flores. Coloque-as no balcão da cozinha dentro de um copo com água fresca, e elas durarão semanas, desde que troque a água a cada dois dias.

VERDURAS

No caso das folhas e verduras, depois de limpas e higienizadas, elas devem ser acondicionadas na parte inferior da geladeira, dentro das gavetas, porque é onde a temperatura é mais adequada (em torno de 10 ºC), já que temperaturas muito baixas acabam deteriorando mais facilmente esse tipo de alimento. As folhas murcham e perdem nutrientes quando expostas ao oxigênio e à umidade. Elas devem ser secas e guardadas em recipientes fechados, com pouco ar, como em potes tapados ou sacos plásticos vedados. Inteiras, as folhas resistem mais. Portanto, faca só na hora da degustação.

BANANAS

As bananas, se conservadas abaixo dos 14 °C, adquirem manchas e escurecem cedo, o que compromete seus compostos bioativos, como a doçura e o aroma. Para que durem mais, você poderá envolver a ponta das bananas em película transparente; faça cinco ou seis voltas para que fique bem fechada. Essa é a zona mais sensível da banana e por onde começa o processo de amadurecimento.

 

Elaboração: Vanessa Regina Berenhauser - DS
Fontes: